Serviços

Empresa brasileira explora mercado de smart cities

Tacira oferece soluções baseadas em tecnologias inovadoras e estima beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas nos dois primeiros anos.

 

Financiada pelo Grupo Ceres, a Tacira surgiu para explorar um nicho de mercado pouco conhecido no Brasil, o smart city. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades através do uso de soluções baseadas em tecnologias inovadoras, a companhia dirigida por Washington Tavares conta com sede na capital São Paulo e uma filial em Londres, passo estratégico para sua internacionalização e presença no mercado global. A Tacira já conta com três projetos-pilotos no Brasil e estima que sua operação beneficie cerca de 10 milhões de pessoas nos dois primeiros anos.

Segundo Tavares, as soluções inteligentes reduzem os custos operacionais de manutenção, já que proporcionam a população a possibilidade de monitoramento e gestão da cidade. É o caso da solução para combate à dengue adotada na cidade de Lavras (MG). Utilizando o aplicativo CIVIS, o usuário pode fotografar o local suspeito de criadouro do mosquito, enviando a imagem e solicitando a visita de um agente da Prefeitura. Após isso, um dispositivo de geolocalização leva a equipe até o local e o foco é removido. “Se a Secretaria de Saúde é informada sobre focos de dengue em uma região da cidade, as ações podem ser imediatas, direcionando corretamente os recursos, aumentando a eficiência dos serviços, a qualidade de vida e a satisfação da população”, disse Tavares.

A Tacira desenvolve projetos fim a fim, nos quais especialistas analisam as características de cada município para identificar necessidades e criam soluções de curto, médio e longo prazo, inclusive treinamento, dispositivos, sensores, entre outro. A companhia também realiza a implementação e a manutenção das soluções. Inicialmente, a Tacira concentrará esforços na oferta de soluções para educação, segurança e saúde.

Projetos-pilotos

Os outros projetos da empresa se localizam em Águas de São Pedro e Itatiba, ambos no Estado de São Paulo. No primeiro, a companhia está desenvolvendo o Boulevard Goumert, que visa tornar a alameda da Rua João Azevedo em um local turístico, com restaurantes, feiras gastronômicas e espaços de entretenimentos, a partir de infraestrutura pública de Wi-Fi, hotsites com guias e informações da cidade e integração com redes sociais. O segundo projeto se concentrará na praça José Bonifácio, em Itatiba, que receberá Wi-Fi público, totens que apresentam informações do local e indicadores inteligentes permitindo à população interagir socialmente.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.