Segurança

Empresas descuidam da segurança para priorizar desempenho de rede, diz McAfee

Segundo relatório, administradores desativam recursos importantes de firewall em resposta a queixas sobre baixo desempenho de aplicativos.

 

Relatório elaborado pela McAfee, empresa integrante da Intel Security, revela que um número alarmante de organizações está desativando recursos avançados de firewall a fim de evitar quedas significativas no desempenho de rede. O estudo, intitulado Desempenho e segurança de rede, aborda os desafios que as organizações enfrentam ao implantar segurança e, ao mesmo tempo, manter uma infraestrutura de rede com o máximo desempenho.

52% das empresas tiveram dados roubados por malware

Foram entrevistados 504 profissionais de TI e 60% afirmou que o design da rede de sua empresa tinha como foco a segurança. No entanto, mais de um terço dos entrevistados admitiu desativar recursos de firewall ou não ativar determinadas funções na tentativa de aumentar a velocidade da rede.

De acordo com o relatório, os recursos mais comuns desativados pelos administradores de rede são DPI (Deep Packet Inspection, ou inspeção profunda de pacotes), antispam, antivírus e acesso por VPN. O DPI, recurso desativado com mais frequência, detecta atividade maliciosa no tráfego de rede normal e evita intrusões bloqueando automaticamente o tráfego nocivo antes que danos ocorram. Este recurso é essencial para uma proteção sólida contra ameaças e é um componente básico dos firewalls de próxima geração, que atualmente representam 70% de todas as novas aquisições de firewall1.

Muitas organizações optam por desativar a DPI devido à alta demanda que essa inspeção coloca nos recursos de rede, gerando uma queda superior a 40% nas taxas de transferência, de acordo com pesquisa realizada pela Miercom. No entanto, o Next Generation Firewall da McAfee com a DPI ativada manteve uma das taxas de transferência de firewall mais altas nos testes da Miercom.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.