
*Por Everton Constantino
No cenário tecnológico atual, a engenharia de soluções tem se destacado como uma das áreas mais promissoras e dinâmicas. Com a transformação digital tornando-se cada vez mais essencial para a competitividade das empresas, a demanda por profissionais capazes de projetar e implementar soluções complexas nunca foi tão alta.
CONTEÚDO RELACIONADO – Além do código: carreira em tecnologia nem sempre exige especialização
E nesse âmbito, não se trata apenas de uma carreira com foco em tecnologia: ser um engenheiro de soluções é ser responsável por desenhar a base da estrutura técnica que sustentará o sucesso de projetos estratégicos, garantindo que as soluções desenvolvidas pelo time de TI não só atendam às necessidades do cliente, mas também agreguem valor real ao negócio.
Minha maior motivação neste trabalho é a possibilidade de usar a tecnologia como uma ferramenta para criar valor real, seja através da otimização de processos, da automação de tarefas ou da criação de novas oportunidades de negócio. A função exige uma combinação única de habilidades técnicas, criatividade e uma compreensão profunda das necessidades dos clientes, tornando cada dia um novo desafio e uma nova chance de aprender e crescer.
Quando estamos em uma empresa com DNA que valoriza a cultura de inovação, isso se reflete na liberdade que temos para experimentar novas tecnologias e abordagens. Um exemplo concreto dessa mentalidade inovadora foi o desenvolvimento de um app para uma grande companhia de gás, do qual fiz parte aqui na AMcom, empresa na qual atuo há mais de três anos. O projeto não apenas digitalizou um processo antes manual, mas também transformou a maneira como este cliente se relaciona com seus revendedores, gerando ganhos significativos em eficiência e satisfação do cliente. Esse tipo de inovação, impulsionada por uma cultura que encoraja o pensamento fora da caixa, faz com que o trabalho diário seja desafiador e extremamente recompensador, forçando-nos a alimentar dia a dia nosso conhecimento e aprimorar nossas técnicas de análise e propostas de solução.
E oportunidades não faltam aqui no mercado para quem quer investir nessa carreira. Entre as tecnologias com as quais mais tenho contato estão o Flutter, para desenvolvimento de aplicativos móveis, e o C# .Net, utilizado na construção de backends robustos e escaláveis. A combinação dessas e outras ferramentas nos permite abordar os desafios de maneira holística, oferecendo soluções que são tecnicamente sofisticadas e alinhadas com as necessidades estratégicas dos nossos clientes.
Ao longo da minha jornada na carreira e a partir da escolha de uma empresa que valoriza a inovação, tive acesso a uma série de cursos, certificações e treinamentos que foram fundamentais para meu aprimoramento técnico e para minha evolução como profissional. Encontrei flexibilidade e amplas oportunidades de crescimento. Além disso, trabalhar em projetos que têm um impacto significativo e um propósito claro é uma das maiores satisfações na carreira de um engenheiro de soluções. *Everton Constantino é engenheiro de soluções da AMcom.
Este artigo é de total responsabilidade do autor, não representando, necessariamente, a opinião do Portal IPNews.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e X