Serviços

Entidade cria cartilha de usabilidade das redes sociais

O documento oferece dicas aos usuários de como utilizar sites, como Orkut e Facebook, de forma que não disponibilizem informações pessoais e sejam surpreendidos pelos cibercriminosos.

A organização do DISI (Dia Internacional de Segurança em Informática) disponibilizou em seu site uma cartilha com recomendações de segurança aos usuários de redes sociais. O motivo do documento está relacionada a crescente quantidade de usuários das redes sociais, que apontam hoje cerca de 29 milhões de brasileiros, o qual aumenta também os riscos que elas podem oferecer na web.
 
O texto foi elaborado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e divide as dicas com foco nas redes mais populares no Brasil: Orkut, Twitter e Facebook. As principais recomendações e que valem para qualquer site de relacionamento, incluem:
 
Criação de senhas com pelo menos oito caracteres, misturando letras, números e sinais. E troque-as com frequência; muita atenção na hora de aceitar amigos. Tente reconhecer a pessoa pela foto e informações apresentadas. Amigos demais podem indicar um perfil fraudulento; tenha cuidado com os encurtadores de URL. O usuário pode, sem saber, ser direcionado para sites maliciosos; e, sobretudo, não divulgue informações pessoais, como endereço, telefones, e-mail e dados bancários.
 
As redes sociais são ótimas ferramentas para manter contato com seus amigos, se informar e se divertir. Basta saber usá-las com responsabilidade.
 

Para baixar a cartilha, acesse: http://www.rnp.br/eventos/disi/

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *