Pesquisas2

Entre heavy users, 35% acessam web ‘de qualquer lugar’

Notebooks são usados por 90%; celular, por 57%.

Para conhecer os hábitos de consumo e comportamento dos heavy users de internet, foi realizado o estudo “Empresas e consumidores nas mídias sociais 2012”, durante a Campus Party Brasil, em São Paulo. Foram entrevistados 500 jovens, que expuseram suas opiniões e percepções em relação à atuação de empresas e marcas nas mídias sociais.

Os resultados apresentados pela agência de comunicação integrada JeffreyGroup e pelo instituto de pesquisa Ideafix Estudos Institucionais mostram que os entrevistados passam mais de seis horas conectados por dia (58%), acessam a web principalmente de casa (85%, com menção honrosa ao “todos os lugares”, com 35%) e são gamers (67%). 78% do público são homens e 69% têm de 18 a 23 anos.

Os dados de “por onde navegam” revelam tendências importantes para a indústria, indicando que há um grande espaço para o crescimento da navegação móvel. Dos entrevistados, 90% usam notebooks ou netbooks para navegar, seguidos pelos desktops (com 58%), celular (57%) e tablets (16%). As redes sociais lideram os motivos da navegação (75%), seguidas por email (68%), pesquisa (62%) e notícias (60%).

Dois terços dos entrevistados declaram ser gamers, com 45% deles jogando entre duas a três horas por dia, inclusive por celular, como mostram os dados a seguir. O PC/Windows é a plataforma predominante (78%), seguido pelos sistemas Xbox 360 (27%) e Playstation 3 (24%), Android (20%), Wii (11%) e iOS (10%).

Internautas corporativos

Diante deste quadro comportamental, perguntas que agregam como as empresas podem interagir com os internautas fizeram parte da pesquisa. 73,5% da amostra diz seguir o perfil de empresas e que, na hora de definir a compra, leva em consideração grande parte das informações divulgadas, como: detalhes dos produtos, sustentabilidade e ações sociais, bom atendimento, qualidade do produto e serviço, interação, relatos positivos dos consumidores, produtos inovadores e diferenciados, atuação nas redes sociais e suporte pós-venda.

Para Gerson Penha, diretor geral da JeffreyGroup, o estudo deste ano evidencia a importância do relacionamento entre empresas e usuários nas mídias sociais. “Em 2010, a pesquisa registrou o boom de adesão às mídias sociais no Brasil e a manifestação sobre empresas e produtos. No ano passado, mostrou a valorização da presença das marcas, desde que não fosse invasiva ou oportunista. Este ano, os consumidores aparecem mais conectados, dispostos a trocar ideias, conscientes de seu poder de influência e até mesmo dando preferência às empresas que estão na rede”, diz.

E o que os consumidores esperam da participação das empresas? Mais do que apenas divulgar os seus produtos, elas devem estar abertas ao diálogo. Segundo Suzel Figueiredo, diretora-presidente da Ideafix Estudos Institucionais, a interação e o bom atendimento ao cliente aparecem como itens que influenciam não apenas a aceitação das marcas, mas a própria decisão de compra. Enquanto promoções são apontadas por cerca de 30% como ações que incentivam a compra de produtos e serviços, mais de 40% apontam como estímulo as ações de comunicação e relacionamento.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *