Cobrança duplicada de pacotes e nomenclaturas iguais geram os maiores equívocos nos processos de cobrança, segundo a Tangoe.
Diversos tipos de erros nos serviços oferecidos por operadoras telefônicas podem elevar em até 30% a conta de telefone. A informação é da Tangoe, empresa que presta serviços de gerenciamento de despesas de telecomunicações e TI. De acordo com o gerente de projetos da companhia, William Leite, os equívocos mais frequentes são as cobranças duplicadas de pacotes e nomenclaturas confusas. Segundo ele, os problemas acontecem tanto em contas de pessoas jurídicas quanto no de empresas e não é um problema restrito ao Brasil.“As operadoras não fazem isso por má fé, mas cometem equívocos que podem representar grandes valores em um ano”, explica.
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No caso específico da nomenclatura dos serviços, o problema é o uso de uma única denominação para produtos diferentes. É o caso da confusão de serviços de voz e de dados, muitas vezes, designados como “assinatura”, mas que são diferentes e têm precificação diferenciada. Segundo ele, não é raro que os incidentes de nomenclatura e as mudanças nos contratos de adesão (que definem os planos de telecomunicação contratados pelo cliente) representem 5% do total cobrado. Esse percentual, segundo ele, pode ser recuperado pelos assinantes.