Pesquisa feita pela HP em países de economia em desenvolvimento mostra o otimismo dos trabalhadores com a tecnologia.
Novos dados do Índice HP de Relacionamento com o Trabalho, uma pesquisa abrangente que explora como os funcionários se relacionam com o trabalho ao redor do mundo. O estudo, que incluiu entrevistas com mais de 15,6 mil respondentes em 12 países, revela que, embora as relações do mundo com o trabalho estejam tensionadas e as expectativas dos empregados estejam aumentando, a inteligência artificial (IA) é vista como crucial para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
CONTEÚDO RELACIONADO: Inteligência artificial em discussão na União Europeia
Na força de trabalho global da atualidade, há uma tensão notável nas relações entre pessoas e trabalho, com apenas 27% dos trabalhadores relatando uma relação saudável com o trabalho. Ao mesmo tempo, as expectativas dos trabalhadores quanto a sua relação com o trabalho aumentaram muito, com 58% afirmando que suas expectativas aumentaram nos últimos três anos. Isso é especialmente evidente em economias em crescimento, com 71% dos trabalhadores tendo aumentado suas expectativas, em comparação com 50% em economias maduras.
O potencial da IA para promover relações mais saudáveis com o trabalho é amplamente reconhecido pela força de trabalho – com os líderes empresariais e decisores de TI abrindo o caminho. Mais da metade (54%) dos trabalhadores, 72% dos líderes empresariais e 70% dos decisores de TI veem o papel que a IA pode desempenhar para alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Uma proporção semelhante acredita que a IA pode simplificar tarefas e facilitar o trabalho (75% dos líderes e 58% dos trabalhadores).
Notavelmente, 76% dos trabalhadores do conhecimento nas economias em crescimento acreditam que a IA vai tornar seu trabalho “mais fácil” e 75%, “mais interessante” (em comparação com 48% e 44%, respectivamente, em economias maduras).
Líderes de empresas devem conduzir a integração da IA
A diferença entre os líderes empresariais, decisores de TI e trabalhadores ressalta a necessidade de os líderes efetivamente comunicarem os benefícios da IA e educarem os funcionários sobre como integrá-la em seus processos de trabalho – para impulsionar resultados melhores para os negócios e fortalecer suas relações pessoais com o trabalho.
Quase dois quintos (42%) das pessoas se sentem inseguras sobre quando usar IA no local de trabalho e 41% se sentem mal equipados para aproveitar todo o potencial da IA em seus cargos. Com 73% dos líderes de empresas e 66% dos trabalhadores do conhecimento defendendo que haja treinamentos adequados em IA, há uma clara demanda para que as organizações priorizem iniciativas de requalificação para capacitar sua força de trabalho a adotar tecnologias de IA.
A HP encomendou uma pesquisa on-line, conduzida pela Edelman Data & Intelligence (DxI), que coletou dados entre 9 de junho e 10 de julho de 2023 em 12 países: Estados Unidos, França, Índia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, México, Brasil, Canadá e Indonésia. A HP ouviu 15.624 entrevistados no total – 12.012 trabalhadores do conhecimento (~1.000 em cada país); 3.612 decisores de TI (~300 em cada país); e 1.204 líderes de empresas (~100 em cada país).
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).