Pesquisas

Estudo projeta 71% de aumento em investimentos em tecnologia no varejo em 2025

Segundo o 17º Estudo Anual Global do Consumidor recém-divulgado pela Zebra Technologies, os desafios enfrentados pelo varejo como perdas, roubos e falta de tecnologia impactam tanto os lojistas quanto os consumidores. Para driblá-los, o estudo aponta que os varejistas vão aumentar os investimentos em tecnologia em 71% neste ano.

Em um cenário onde 75% dos varejistas estão sob pressão para reduzir perdas e melhorar a experiência de compra, o levantamento destaca a importância da inteligência artificial (IA), RFID e visão computacional para prevenir perdas, otimizar operações e transformar a jornada de compra, oferecendo aos empreendedores ferramentas essenciais para enfrentar esses desafios e aumentar a competitividade no mercado.

Atualmente, apenas 29% dos varejistas utilizam tecnologias de análises prescritivas baseadas em IA para prevenir perdas, mas o cenário aponta para uma mudança significativa. Cerca de 56% dos lojistas planejam implementar essas ferramentas em um período de um a três anos, enquanto mais de 40% pretendem investir em soluções como câmeras e sensores de autoatendimento (46%), visão artificial (51%) e etiquetas RFID (41%).

Essas tecnologias são amplamente reconhecidas por sua eficácia na prevenção de perdas e na melhoria da rastreabilidade de produtos, ajudando os varejistas a enfrentarem os desafios e otimizar suas operações.

Experiência do cliente

O estudo revela que o investimento em tecnologia é uma resposta às frustrações dos consumidores. Segundo a pesquisa, 79% dos compradores se irritam ao encontrar produtos trancados ou protegidos, e 64% relatam dificuldade em localizar um colaborador para assistência. A falta de suporte no ponto de venda leva uma em cada cinco pessoas deixarem a loja sem adquirir o que precisavam, um problema crescente nos últimos dois anos: apesar de os consumidores ainda estarem satisfeitos, a pesquisa revela que em 2023, 87% dos compradores relataram satisfação com experiências na loja e online, enquanto em 2024 esse número caiu para 86% nas lojas físicas e 83% no e-commerce.

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Além disso, a falta de infraestrutura adequada para autoatendimento limita ainda mais a eficiência do varejo. Embora 83% dos consumidores considerem essas opções benéficas, 68% consideram estas opções insuficientes, relatando frustrações com a ausência de caixas de autoatendimento ou pagamentos sem contato. Essa lacuna também afeta os colaboradores, com 83% relatando dificuldades para obter assistência ou suporte oportuno, prejudicando ainda mais o atendimento ao consumidor.

Para superar as expectativas dos consumidores, aumentar a lucratividade e engajar seus colaboradores, os varejistas precisam investir em estratégias que conectem clientes, associados e operações de forma integrada. Conhecer as preferências dos compradores é crucial, já que 76% deles estão mais inclinados a adquirir produtos quando recebem recomendações personalizadas.

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