Pesquisas2

Estudo revela conteúdo dos blogs no Brasil

Levantamento revela que entretenimento, tecnologia e educação são os assuntos mais publicados na blogosfera brasileira.

 

A boo-box, empresa de tecnologia em publicidade para mídias sociais, divulga um levantamento sobre o Conteúdo dos blogs no Brasil, a segunda análise do mercado brasileiro de redes sociais realizada pela empresa. Este novo levantamento, que contemplou um ambiente de 20 mil blogs, revelou que a blogosfera brasileira aborda mais temas de entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (10%). O resultado representa o tráfego do primeiro semestre de 2011.

O estudo abordou diversas áreas e apontou que no tema entretenimento, a pessoa mais citada na web durante o período da pesquisa foi Casey Heynes, mais conhecido como Pequeno Zangief, um estudante australiano que ficou famoso na internet depois que um vídeo que mostrava sua reação a um ataque de bullying caiu na rede. Em segundo lugar vem o filme Harry Potter e em terceiro, Jesus Cristo.

Quanto às personalidades mais citadas no período, a pesquisa mostra que atores e atrizes lideram com 36%, seguidos dos músicos, com 16% e políticos com 11%. Já os nomes mais citados incluem: Emma Watson, George Clooney, Hannah Montana, entre outros. Entre os músicos, destaque para o jovem Justin Bieber, seguido por Jennifer Lopez, Paul McCartney e Ivete Sangalo. Entre os políticos estão Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

Dentre os blogs de entretenimento, os assuntos são voltados, principalmente, para o conteúdo de humor/atualidades (67%), seguido por carros (6%), música (6%) e moda (6%). O restante dos blogs são os que falam sobre gastronomia, cinema, televisão, literatura e conteúdo adulto. Já na categoria educação, que está em terceiro lugar, 40% do conteúdo é voltado para Ciência.

Já na categoria de esportes, mais da metade (55%) tem blogs direcionados para o futebol. O restante fica dividido em outras modalidades esportivas, como basquete, golfe, tênis, baseball e futebol americano.

As marcas mais citadas nos blogs brasileiros foram, respectivamente, Google, Samsung e Apple, que juntas totalizam 35%. Os outros 65% são menções às marcas Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola. Sobre vestuário, a Nike fica com 50% das menções, seguida por Puma com 20% e Adidas, 17%.

“Conhecendo de uma forma estruturada o que os publishers estão postando fica mais fácil para os anunciantes planejarem suas campanhas.”, explica Edney Souza, vice-presidente de publishers da boo-box.

No ranking dos produtos mais citados, os da Apple prevalecem no topo da lista com o iPhone, tendo 12% das menções, seguido do iPad com 11% e iPod com 6%. Já quando o assunto é internet e web 2.0, o Google lidera as citações com 37%, YouTube aparece em segundo com 19% e WordPress com 9% em terceiro lugar.

“Essas análises constantes são fundamentais para que, cada vez mais, os anunciantes conheçam a blogosfera e direcionem melhor seus investimentos em publicidade na internet”, destaca Marco Gomes, fundador e diretor de marketing da boo-box.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *