Análise Setorial

Eternit comemora alta de 16% no primeiro trimestre de 2009

Élio A. Martins, da Eternit

Élio A. Martins, da Eternit

Em entrevista exclusiva, Élio A. Martins, presidente da companhia, conta quais fatores alavancaram o crescimento da Eternit, mesmo em um período de recessão, e também quais as estratégias da empresa para sustentar a alta no segundo semestre.

Mesmo com a crise econômica mundial, que desacelerou o ritmo da construção civil, a Eternit, empresa fabricante de telhas e caixas d’agua de fibrocimento, encerrou o primeiro trimestre de 2009 com crescimento de 16% do lucro líquido, o que somou R$ 21,6 milhões – alta explicada sobretudo pelo aumento de preços nas linhas de produtos acabados e na mineração do amianto crisotila.

Em entrevista exclusiva ao Portal Meta-Análise, Élio A. Martins, presidente da companhia, conta as perspectivas da empresa para os próximos anos e revela que a Eternit estuda entrar em outros segmentos da construção civil.

Meta-Análise: Mesmo com a crise econômica mundial, que desacelerou o ritmo da construção civil, a Eternit encerrou o primeiro trimestre de 2009 com crescimento de 16% do lucro líquido, que somou R$ 21,6 milhões. Ao que se deve esse crescimento?

Élio A. Martins: O crescimento do lucro líquido de 16% é explicado pelo aumento de preços nas linhas de produtos acabados e na mineração do amianto crisotila. Os aumentos praticados no decorrer do ano de 2008 foram acima dos dois dígitos nas duas linhas, mas o destaque foi para o mercado externo do amianto crisotila, que contou com a valorização do dólar frente ao real quando comparado com o 1T08.

Meta-Análise: A crise, de alguma maneira, afetou os negócios da companhia?

Élio A. Martins: Quando comparado com o 1T08, podemos dizer que a linha dos produtos acabados apresentou uma redução de 5,2% no volume vendido. Essa redução se deve em função da Companhia não reduzir os seus preços frente a concorrência. Mas no resultado final a Companhia apresentou crescimento na receita líquida, EBITDA e lucro líquido devido a uma política comercial adequada e uma forte gestão nos custos e despesas operacionais.

Meta-Análise: Quais produtos comercializados pela Eternit foram destaque no período? Por que?

Élio A. Martins: Foram destaques no período as telhas de fibrocimento e o amianto crisotila, principais produtos em nosso portfólio. O único destaque é que no 1T09 houve a formação de estoques dos novos produtos (louças sanitárias, sistemas construtivos e a telha colorida de fibrocimento) cuja comercialização ocorre a partir do 2T09.

Meta-Análise: No ano passado a empresa passou a atuar em um novo segmento, o de louças sanitárias. Como está o desempenho desse setor? O quanto este mercado já corresponde no faturamento da Eternit?

Élio A. Martins: A Eternit anunciou, no final do ano passado, o lançamento de novos produtos e a entrada em um novo segmento, o de louças sanitárias com comercialização prevista para 2009. No 1T09 a Eternit formou estoques desses novos produtos e as primeiras vendas ocorreram a partir de abril de 2009. É importante ressaltar que os novos produtos não contribuirão significativamente no faturamento de 2009, pois neste primeiro momento a Companhia utiliza capacidade de terceiros, mas pretende ser um grande player neste segmento nos próximos cinco anos.

Meta-Análise: A Eternit tem previsão de entrar em algum novo mercado, ainda em 2009?

Élio A. Martins: Com a criação da Diretoria de Desenvolvimento e Novos Negócios, com foco de diversificar o portfólio e transformar a Eternit em uma empresa de produtos e soluções para a construção civil, a Companhia estuda vários segmentos do setor.

Meta-Análise: Quais as expectativas da empresa para o restante do ano? O que acreditam que será tendência?

Élio A. Martins: Mesmo diante dos impactos causados pelas mudanças na economia global, a Eternit continua a seguir sua estratégia de operar em plena capacidade na mineração do Amianto Crisotila, levando em conta o nível da demanda mundial de fibra do mineral. Na linha dos produtos acabados, considerando que a empresa elevou a sua capacidade na ordem de 30% e que seus estoques estão em níveis ideais, a produção acompanha o nível da demanda. A Eternit acredita que, assim, poderá atender a alta demanda que, tradicionalmente, ocorre no segundo semestre e encerrar o ano com um resultado próximo ou igual ao de 2008.

Com o Programa Federal, Minha casa Minha Vida, esperamos maximizar as oportunidades surgidas com a linha aberta pelo governo para financiamento da compra de materiais de construção já em 2009, mas acreditamos que o ápice de demanda para seus produtos deverá ocorrer em 2010.

Meta-Análise: Em 2009, quais foram os investimentos da Eternit em Pesquisa e Desenvolvimento?

Élio A. Martins: Com a criação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico na fábrica de Colombo no PR em 2008, a Companhia estuda o desenvolvimento de construções industrializadas nos segmentos de coberturas e sistemas construtivos e o aparelhamento em seu Centro tecnológico.

Meta-Análise: Ainda este ano, quanto investiram ou ainda pretendem investir em estratégias de marketing? Em que tipo de mídia a empresa irá divulgar seus produtos?

Élio A. Martins: A Companhia irá divulgar seus produtos em mídias especializadas impressas e online para os segmentos de coberturas, sistemas construtivos e louças sanitárias.

 

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