Em parceria com a Microsoft, o encontro foi realizado pela Lanlink e Nexer no Rio de Janeiro.
Com foco em inovação e transformação digital, a Lanlink, juntamente com a Microsoft e a Nexer, promoveram, nesta quinta-feira (23), um encontro com empresas do setor de energia para falar sobre as tendências tecnológicas que estão movimentando o segmento na busca por maior eficiência.
O encontro aconteceu no escritório da Microsoft no Rio de Janeiro e contou com a participação especial do Diretor de Inovação e P&D do Grupo Equatorial, Sérgio Araújo, que apresentou iniciativas e projetos inovadores da holding brasileira do setor de utilities e 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes.
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A diretora e sócia fundadora da Lanlink, Cristina Boris, destaca a importância das ferramentas e soluções de tecnologia da informação para que as empresas brasileiras do setor energético acompanhem os avanços do mercado global. “Essa transformação digital e de inovação passa pela implementação de P&D e também na preparação para o plano de liberalização da energia, pois até o final dessa década o consumidor poderá escolher quem será o seu fornecedor de energia em casa, assim como escolhe a operadora de celular”, aponta.
Como case de solução da Microsoft no mercado de energia, foi apresentada, em conjunto com a Nexer, a estratégia Omnichannel utilizando Dynamics da Microsoft para atendimento ao consumidor no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Inteligência artificial na Energia
Seguindo uma das principais tendências de TI na atualidade, durante o evento, Michel Cessi, arquiteto de inteligência artificial da Microsoft, apresentou o Azure OpenAI e como essa tecnologia pode ser utilizada através das soluções Microsoft, inclusive para atendimento aos consumidores.
Além do ganho em produtividade no trabalho do dia a dia, como ajuda na correção de códigos de desenvolvimento e confecção de documentos, por exemplo, Cristina Boris aponta que a Open AI pode ser utilizada nas mais diferentes áreas pelos colaboradores do setor energético. “O mais importante que foi apresentado é como o CHAT GPT pode ser incorporado dentro das soluções que atendem aos consumidores para facilitar esse atendimento, gerando menos tempo de espera por parte do consumidor na solução dos seus problemas”
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