Aplicações de negócios como armazenamento/backup, disaster recovery e Business Inteligence deverão operar na nuvem.
A Equinix, empresa global de interconexão, data center e representada pela Alog no Brasil, divulga estudo sobre as tendências globais para as estratégias relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em 2015. Conduzida pela Dimensional Research, a pesquisa foi realizada com tomadores de decisão no setor de TI do Brasil, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Cingapura e países da América do Norte. O levantamento revela que 77% dos executivos planejam implementar arquiteturas multi nuvem no próximo ano. Além disso, indica a busca por ambientes de colocation em data center em função da possibilidade de conexão direta com múltiplos fornecedores de nuvem – para maior segurança, confiabilidade e desempenho.
De acordo com Ihab Tarazi, CTO da Equinix, a velocidade com a qual as estratégias multi nuvem tornam-se cada vez mais comuns é o aspecto mais surpreendente deste estudo. “As organizações descobriram que o colocation oferece retorno de investimento significativo para a otimização de WAN e fica claro que a adoção deste modelo aumentará ainda mais este retorno”, completa.
De uma nuvem para várias
Os entrevistados sinalizaram o interesse em utilizar diversas nuvens, geograficamente dispersas, no ano de 2015. 74% deles já preparam, inclusive, seus orçamentos para migrar para a chamada multi nuvem. Nos próximos 12 meses, aplicações de negócios como armazenamento/backup, disaster recovery e Business Inteligence (BI) deverão operar na nuvem e muitas destas serão direcionadas para fornecedores de colocation.
85% dos executivos apontaram a segurança como um dos maiores desafios das empresas em migrar para nuvem – desempenho e confiabilidade foram fatores mencionados na sequência. Boa parte dos entrevistados mencionou as conexões diretas para nuvem (aquelas que não passam pela internet pública) como as mais indicadas para contornar a questão da segurança.
Destaques
• Para este levantamento, foram entrevistados executivos de TI (44%), gerentes de TI (54%) e fornecedores deste segmento (2%);
• 91% das novas ofertas baseadas em nuvem serão utilizadas nas empresas onde os entrevistados trabalham;
• 45% dos novos aplicativos baseados na nuvem operarão em fornecedor externo de colocation;
• 87% afirmam que uma boa interconexão é necessária para atender os objetivos de desempenho em nuvem;
• 85% reforçam a importância de conexões diretas com provedores de nuvem – segurança é o principal atributo associada à este modelo;
• 74% dos executivos esperam ter orçamento expressivo para serviços de nuvem em 2015.