Companhia anuncia novidades em conferência anual para desenvolvedores em San Francisco.
O Facebook abrirá o código do aplicativo de mensagens instantâneas Messenger para desenvolvedores criarem novos robôs virtuais para oferecer informações por meio do aplicativo.
A novidade acaba de ser anunciada pelo presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a abertura da F8, conferência anual para desenvolvedores, que acontece até amanhã em San Francisco, nos Estados Unidos. A novidade beneficia principalmente empresas, que poderão oferecer serviços e atender os clientes com maior facilidade por meio do aplicativo de mensagens instantâneas.
Facebook Messenger atinge marca de 900 milhões de usuários
Como uma forma de gerar receita pelo aplicativo, empresas poderão desenvolver novas aplicações para se comunicarem diretamente com seus clientes. “Será fácil enviar uma mensagem para negócios como para um amigo. Não conheço ninguém que goste de ligar para um serviço ou empresa”, diz o fundador da rede social. Para a maior rede social do mundo, com mais de 1,59 bilhão de usuários em todo o mundo, os robôs do Messenger poderão substituir estruturas de call center, por meio de uma interação que usa inteligência artificial sob a gestão de pessoas. O Messenger possui, atualmente, 900 milhões de usuários em todo o mundo.
A rede social tem se esforçado para conectar os usuários do Messenger às empresas. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível solicitar veículos do Uber e da Lyft por meio do aplicativo de mensagens. Já a companhia holandesa KLM anunciou, no final de março, que usaria o Messenger para confirmar reservas de voos e para enviar cartões de embarque. Mas por enquanto, a integração de outras funcionalidades ao Messenger não atraiu muitos usuários europeus e americanos, habituados a usar o aplicativo apenas para comunicação.
Com o aplicativo, as empresas poderão vender produtos por meio de um bate-papo. O consumidor poderá dizer que tipo de produto pretende comprar, selecionar o tamanho e a cor e verá, automaticamente, uma vitrine dentro do aplicativo de mensagens. A partir deste ponto, basta escolher o produto e tocar no botão “Pagar”. A empresa não especificou em que momento o usuário vai inserir os dados de pagamento e de entrega – mas esses dados poderiam, por exemplo, ser pré-cadastrados pelo usuário em sua conta na rede social.
De acordo com o David Marcus, vice-presidente de produto do Facebook para o Messenger, mais de 40 empresas investiram em serviços integrados ao aplicativo de mensagens instantâneas, que incluem funções de localização, compras e reservas de hotel. Entre as companhias estão o gigante de comércio eletrônico eBay, a Disney e a rede de fast-food Burger King.
Com as novas funcionalidades, o Facebook quer impulsionar ainda mais o mercado de vendas online. De acordo com a consultoria Euromonitor, no ano passado, o mercado global movimentou cerca de US$ 995 bilhões de dólares, um aumento de 18% em relação a 2014, quando chegou a US$ 840 bilhões. A estimativa para este ano é que as vendas ultrapassem a marca de US$ 1,15 trilhão.