O Scareware, falso software antivírus, pode ser o golpe online que mais causa prejuízos neste ano. De acordo com a McAffe, o programa malicioso pode resultar em perdas financeiras e danos significativos aos computadores dos usuários.
Golpes com falsos antivírus custam anualmente milhões de dólares aos consumidores. O programa faz aproximadamente um milhão de ataques por dia em todo o mundo e a McAfee Labs estima que os cibercriminosos lucrem mais de US$ 300 milhões no mundo todo, aplicando golpes nos usuários que instalaram o programa em suas máquinas.
A companhia constatou um aumento de 660% na quantidade de Scareware no decorrer dos últimos dois anos e um aumento de 400% nos incidentes relatados nos últimos 12 meses. ”Mesmo os usuários mais experientes são alvos de ataques, já que os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados", afirma Jeff Green, vice-presidente sênior do laboratório.
Como funciona
O falso software antivírus abre uma janela na tela do usuário e o avisa de que seu computador pode estar vulnerável. Essa janela “pop-up” solicita que o usuário examine o computador em busca de vulnerabilidades ou, então, que adquira o "software de segurança" que, na realidade, é um malware disfarçado. Para disfarçar o golpe, hackers criam logotipos de falsas empresas de segurança que se passam por verdadeiras.
Os cibercriminosos fazem com que as vítimas do Scareware em todo o mundo insiram informações sobre seus cartões de crédito, o que lhes dá acesso ao computador e aos detalhes bancários do usuário.