Pesquisas2

Fecomercio apura queda no Índice de Confiança do Consumidor

Apesar do recuo, indicador passa por acomodação, acredita a Federação, e quadro de otimismo segue elevado.

 

O consumidor paulistano está menos confiante. É o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). Em outubro, o ICC apresentou queda de 4,1% ao recuar de 161,1 pontos para 154,5.

Segundo avaliação de Thiago Freitas, assessor econômico da Fecomercio, a queda pode ser considerada um “ajuste técnico”, pois há meses o indicador tem se mantido em patamares muito elevados (acima de 155 pontos). De toda forma, alerta o economista, o ICC de outubro demonstra que os paulistanos permanecem otimistas, já que o índice é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100. “Embora o indicador tenha apresentado queda de 4,1% neste mês, é relevante enfatizar que o atual nível de confiança do índice, com 154,5 pontos, ainda demonstra a segurança que o consumidor vive em termos de emprego e renda em decorrência da estabilização do desemprego em baixos patamares e de aumentos reais das remunerações das pessoas ocupadas”, afirma.

Todos os quesitos que compõem o índice registraram queda em suas avaliações, como o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que obteve um declínio de 4,9%, ao passar de 161,9 pontos, em setembro, para 153,9, em outubro; e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), ao registrar recuo de 3,1%, ao ceder de 160,6 pontos para 154,9 pontos. Apesar da queda no nível de confiança, o ICC apresentou, entretanto, alguma estabilidade ao registrar variação de 0,2% comparativamente ao mesmo período do ano passado.

No resultado do ICEA, o segmento que mais contribuiu para a evolução desfavorável do indicador foi o dos consumidores com renda superior a 10 salários mínimos, o que resultou em uma baixa de 6,5%, atingindo 161,8 pontos. Já o IEC, que indica a percepção do consumidor em relação ao médio e longo prazo, destaca a perda de confiança daqueles consumidores com idade maior que 35 anos, que apresentou uma variação negativa de 6,4%, atingindo 149,4 pontos.

? ???????, ?????????? ?????? ????? ????? ???????, ?? ???????? ?????? ?? ??????? ? ????, ??? ??? ??????, ?????? ?????, ????????.

??? ???? ??? ???????? ???? ?? ????????.

? ??????, ???? ????? ???????????? ????????????? ??????, ??????, ??? ??????, ???????? ? ?????.

????? ????? ???????? ????????? ? ?????? ????? ? ?????, ??? ?????????????? ??????????? ??? ???? ? ?????? ? ??? ?????.

? ????????? ? "?? Marvel ??????? ???.2 ?????? ? ???????????" ??? ??????-?????????? ????? ?????.

?? ???????? ????????? ????, ????? ???? ?, ??????, ??? ?????????, ????? ?? ???????.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *