Negócios

Fibracem quer que fábrica de Linhares seja um espelho de sua matriz

Faz quase quatro anos que o centro de distribuição da Fibracem em Linhares (ES) se transformou em uma linha de produção da fabricante de cabos óticos, caixas de emenda e racks, entre outros produtos de telecom. Agora, a companhia segue com o plano para fazer com que a fábrica se torne um espelho da matriz em Pinhais (PR), aumentando sua capacidade de produção para atender o mercado.

Mais recentemente, a Fibracem aumentou para 12 mil m² a área construída em Linhares para implementar a linha de metalurgia, que fabrica os racks. Por lá, é fabricado quase os mesmos produtos que saem do Paraná, com diferença dos equipamentos de conectorização, uma linha que precisa de uma equipe ainda mais capacitada, o que dificulta a transferência de conhecimento.

Erick El-Jaick, COO da Fibracem, explica que a filial no Espírito Santo deixa a companhia mais perto do Nordeste, um mercado importante devido ao volume de provedores de Internet (ISPs). No entanto, foi preciso um período de adaptação para que a fábrica em Linhares alcançasse o status que tem hoje, respondendo por mais de um terço do faturamento da Fibracem.

Ele conta que companhia chegou a enviar funcionários de Pinhais para Linhares a fim de treinar os novos empregados, tendo que repetir o processo este ano com a linha metalúrgica. Atualmente, a Fibracem fez parcerias com a prefeitura e outras organizações locais para capacitar pessoas em Linhares, além de já conseguir desenvolver funcionários internamente graças a verticalização de sua produção, que inicia em processos produtivos mais básicos e sobe até serviços mais complexos.

*O repórter viajou até Pinhais a convite da Fibracem

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *