Medida faz parte de Plano Smart Mobility, que conta com outras quatro iniciativas de inovação.
A Ford anunciou, em março, a criação da subsidiária Ford Smart Mobility LLC, que aproveitará as soluções de tecnologia criadas pela montadora e desenvolverá serviços e negócios relacionados à mobilidade. A subsidiária competirá como uma startup e faz parte do Plano Smart Mobility, da Ford, que conta com cinco iniciativas para inovar nas áreas de conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.
Entre os outros quatro itens, se encontram a inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Palo Alto (Estados Unidos), em 2015, a criação da Área de Pesquisa sobre Comunicação dos Veículos da marca com dispositivos wearables no Centro de Inovação em Dearborn (também nos Estados Unidos), as parcerias de tecnologias de integração entre carros e casas inteligentes, como o caso do sistema Ford SYNC e dispositivos domésticos de automação Amazon Echo e Wink, e o Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada Ford, que tem como objetivo produzir automóveis e soluções de mobilidade cada vez mais seguros.
Isso tudo faz parte de um novo posicionamento que a Ford tomou em ser mais do que apenas uma montadora, mas também fornecedora de soluções de mobilidade, conforme afirma Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford Brasil.
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Segundo ele, a estratégia da empresa é continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos e serviços que atendam às demandas futuras do consumidor, democratizando-as e começando a oferecer em um preço acessível, incluindo os carros de entrada da marca.
A companhia fez diversos investimentos em carros conectados recentemente, como os sistemas SYNC AppLink, desenvolvido com a Microsoft e que permite ao motorista acessar aplicativos com comandos de voz, e o sistema de conectividade SYNC 3. A Ford também conta com o SYNC Connect, aplicativo a ser lançado no Escape 2017 e permite destravar as portas, checar o nível de combustível, entre outros.
Mas o que talvez seja a área mais interessante para a empresa é o carro autônomo. De acordo com Ramos, a montadora possui um programa dedicado a veículos totalmente autônomos em Aachen, na Alemanha, em Palo Alto e Dearborn, cujo objetivo é desenvolver a direção autônoma que não exige nenhuma ação do motorista.
Testes realizados em março deste ano com o Fusion Hybrid, modelo autônomo da Ford, mostram que essa tecnologia já está evoluindo. O carro foi testado na cidade experimental da Universidade de Michigan em condições climáticas adversas, como tempestade de neve, e mostrou bons resultados, conforme você pode conferir no link. “A Ford prevê a chegada de carros completamente autônomos em aproximadamente 5 anos”, afirma Ramos.
Enquanto isso, a Ford oferece tecnologias semiautônomas, disponíveis no Brasil no modelo Focus. Entre elas, assistentes de frenagem e manutenção de faixa, que monitoram a distância entre o carro da frente para realizar evitar colisões e avisam se o carro está mudando de faixa sem acionar a seta. O carro ainda conta com o limitador de velocidade inteligente para evitar multas e o piloto automático, que consegue manter uma distância segura do veículo da frente e acelerar para a velocidade programada quando a pista está livre.
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O futuro do setor automotivo
A expectativa de Ramos, e da Ford, é de que as novas tecnologias possibilitem um carro conectado à infraestrutura das cidades, aos outros modais de transporte e até mesmo outros veículos. “Isso irá contribuir para melhorar o fluxo do trânsito à medida que mune o motorista com informações sobre o modo mais eficiente de se locomover de acordo com a necessidade do momento”, acredita.
“O setor deve avançar cada vez mais nas tecnologias de automação, conectividade, análise de dados e engenharia avançada”, aponta o executivo. Tudo isso com um único objetivo: facilitar o cotidiano dos motoristas.