Serviços

Ford investe em games para criar novas soluções de transporte

Montadora promove campeonato para premiar jogos online na expectativa de melhorar a experiência do usuário.

 

A montadora Ford está promovendo o Ford Smart Mobility Game Challenge, competição que está ocorrendo na Europa e irá premiar os desenvolvedores de jogos online que integrem os diferentes meios de transportes das cidades de forma divertida. A intenção é usar recursos visuais e a metodologia de desafio e recompensa dos games para melhorar a experiência do consumidor com os veículos, além de incentivar o desenvolvimento de novas soluções de transporte.

Os seis finalistas foram selecionados durante a Gamescom, maior evento de games da Europa, e uma maratona “Hackaton” de 30 horas promovida em novembro na Alemanha. Na próxima fase, um júri de especialistas vai apontar os três finalistas, e também o vencedor, no Mobile World Congress, em 22 de fevereiro de 2016.

Os games concorrentes são:

-deCommute: jogo de planejamento de rotas, em que as equipes somam pontos de acordo com a distância percorrida e economia de tempo e energia.

-ECO Saviour: os múltiplos jogadores ganham “pontos de poluição” ao reduzir os níveis de emissões em uma cidade virtual. A pontuação é baseada no modo como eles viajam no mundo real.

-Jaunt: ferramenta interativa que une usuários em trajetos compartilhados, regulares ou esporádicos. Além de economizar dinheiro, é um modo de fazer novos amigos.

-moopi: permite aos usuários criar um avatar “moopi”, adaptando suas viagens para encontrar as rotas mais eficientes.

-SelfieGo: o aplicativo mostra em um mapa com GPS as rotas e atrações mais famosas da cidade para se tirar selfies e permite o seu compartilhamento nas redes sociais.

-wave-calmer: transforma os congestionamentos em jogo e incentiva os motoristas a manter uma velocidade constante, por meio de gráficos projetados no para-brisa. Ajuda o trafego a fluir melhor e previne acidentes.

Ford e Google se unem para criar game de test-drive

Segundo Will Farrelly, responsável pela área de Experiência de Inovação dos Usuários da Ford Europa, a “gamificação” já mostrou ser uma maneira eficiente de buscar soluções para problemas da vida real em diversas áreas, como a pesquisa da cura da AIDS. “As suas descobertas também podem trazer propostas inovadoras para integrar o transporte urbano e mudar o comportamento dos usuários”, diz.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.