72% dos líderes apontam que será possível aumentar receitas em 2023, mas pesquisa mostra que 46% não tem capacidade suficiente para atingir metas
Apesar das atuais incertezas econômicas, 72% dos líderes de alta tecnologia nos Estados Unidos, Canadá e Europa Ocidental planejam aumentar a receita de suas empresas em 2023, de acordo com pesquisa do Gartner. Além disso, quase metade desses líderes acredita que conseguirá superar a competição deste ano.
CONTEÚDO RELACIONADO:
A pesquisa do Gartner foi realizada no segundo semestre de 2022, com 195 entrevistados dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha para entender como a turbulência econômica representa desafios para os principais mercados do mundo. A pesquisa também quis medir a confiança na capacidade de implementar planos e medidas para lidar com incertezas.
Segundo o Gartner, essas grandes empresas precisam ter em mente que superar o mercado em meio a momentos de instabilidade exige uma habilidade acima da média para endereçar os desafios de crescimento. Os resultados da pesquisa indicam que quase metade das empresas (46%) não tem capacidade de execução suficiente para atingir de forma confiável suas metas, o que pode demonstrar um excesso de otimismo do setor.
A pesquisa descobriu que muitos líderes de tecnologia iniciaram 2023 preparados para uma possível recessão. Paradoxalmente, muitas das ações tomadas se concentraram na redução de custos, ao invés de focar no aumento de receita e de relevância no mercado.
Reduções já programadas pelos fornecedores de serviços de tecnologia
A chave para o crescimento
O Gartner prevê que os gastos gerais com TI crescerão 2,4% em 2023, com os investimentos corporativos no setor projetados para aumentar 4,1%. O contexto desses aportes está mudando à medida que os compradores valorizam e fazem investimentos cada vez mais nos resultados de negócios, ao invés de comprar soluções.
No entanto, as mudanças de circunstâncias desafiam a relevância dos recursos de tecnologia. O Gartner vê a relevância como a conexão entre a solução de um fornecedor e como ela é aplicável às necessidades atuais dos clientes. Essa ligação existe em todos os níveis, desde o C-level (executivos de alto nível) até desenvolvedores, mas, se não tiver essa relevância, os ciclos de vendas estendidos e as renovações correm maior risco.
O Gartner ainda diz que o cenário é dinâmico, o que exige que os líderes aumentem sua relevância agora e sempre que o contexto mudar no curto prazo, com o objetivo de posicionar soluções para o crescimento futuro quando as condições econômicas se tornarem favoráveis na próxima economia.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.