Em tempos de crise econômica, os executivos de tecnologia da informação são particularmente pressionados a otimizar e até cortar custos. “As ideias muitas vezes não consideram os efeitos dos cortes de custos sobre os negócios”, diz Cesar Lozada, analista principal de pesquisa da Gartner. Segundo ele, pensar apenas na economia gerada pelo corte de custos, pode ser uma manobra arriscada e causar impactos negativos aos negócios, com grandes chances de falhar.
Conteúdos relacionados
- Empresas adotam plataformas de colaboração para aumentar integração entre funcionários e reduzir custos
- Artigo: O custo alto de protelar a transformação digital
“Para alcançar resultados comerciais mais sustentáveis, os executivos devem garantir que o gerenciamento de custos não se limite a cortes, congelamentos de gastos ou reduções de pessoal – o que geralmente é um pensamento de curto prazo”, afirma Chris Ganly, diretor sênior de pesquisa da Gartner. “As organizações devem abordar o gerenciamento de custos como um esforço expansivo que pode ter significado imediato e de longo prazo para o desempenho dos negócios. O gerenciamento de custos exige uma combinação de abordagens e melhorias que atingem toda a organização para servir verdadeiramente à empresa. ”
O Gartner recomenda que os CIOs e os líderes de TI se concentrem em seis áreas ao avaliar os custos, benefícios e viabilidade de diferentes iniciativas de otimização de custos.
1. Potencial benefício financeiro: estabeleça em que grau (pequenas, médias ou grandes e positivas ou negativas) as iniciativas de corte de custos afetarão os resultados. Os líderes devem fazer perguntas como “quanto a empresa economizará se a ação for implementada” e “como a ação afeta o fluxo de caixa da empresa”.
2. Impacto nos negócios: determine o impacto que uma iniciativa terá entre os funcionários e nas operações comerciais diárias, ou seja, avalie se uma iniciativa terá impacto negativo na produtividade ou no lançamento de um produto.
3. Requisito de tempo: a empresa levará um tempo para realizar a economia de custos e o valor comercial aprimorado das iniciativas de otimização de custos, independentemente do método. A pergunta que os CIOs devem fazer é qual deve ser esse prazo (semanas, meses ou longo prazo).
4. Grau de risco organizacional: A eficácia da iniciativa de otimização de custos depende em parte da capacidade de mudança e de adaptação à nova realidade das equipes. Os líderes capazes de articular os benefícios da iniciativa de otimização de custos com mudanças mínimas nos processos organizacionais poderão demonstrar o impacto dos resultados dos negócios, fornecendo uma base para o sucesso.
5. Grau de risco técnico: para atenuar o risco técnico, os CIOs devem avaliar como a iniciativa de otimização de custos será integrada às operações atuais e à arquitetura corporativa. Atrasos causados ou atribuídos à iniciativa podem resultar em perda da prestação de serviços ou produtividade.
6. Exigência de investimento: Antes de iniciar qualquer projeto ou iniciativa de otimização de custos, o conselho executivo deve apoiar e concordar em financiar. Os CIOs devem apresentar um caso de negócios que mostre como a iniciativa de otimização de custos melhorará os processos de negócios, a produtividade, o tempo de lançamento no mercado e similares, em vez de continuar com o status quo. É essencial que o nível de investimento necessário seja avaliado antes que qualquer economia possa ser realizada.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter