Estratégias

Giuliana Flores registra crescimento de 62% em 2009

Grandes ações em datas comemorativas, parcerias com grandes marcas, aumento do parcelamento e investimentos em tecnologia e marketing contribuíram com o crescimento da loja virtual de flores.

Acompanhando a aceleração do comércio eletrônico do País, que faturou no ano passado R$ 10,5 bilhões, segundo dados do e-bit, a Giuliana Flores – loja virtual de arranjos de flores pela internet – comemora mais um crescimento recorde em 2009, com aumento de 62% em sua receita, em relação a 2008. O desempenho marcante deve-se especialmente à estratégia de lançamentos adotada pela loja virtual de flores, ampliando de forma significativa o seu portfólio de produtos, especialmente em datas sazonais, como Dia das Mães, dos Pais e Natal, com linhas específicas para cada data.

Além disso, a empresa mudou a política de parcelamentos das compras e investiu em tecnologia da informação para garantir mais facilidade ao e-consumidor na hora da compra. Um dos investimentos foi a troca da ferramenta de web para atendimento, o que modernizou e aprimorou seu atendimento por meio do chat online. Com esta ação, o número de atendimentos mensais aumentou de 2,7 mil em 2008 para 3,5 mil, no ano passado.  Além disso, a loja virtual adotou um sistema de ERP para aprimorar a gestão de sua loja virtual.

Outra estratégia da Giuliana Flores que deu certo foi a continuidade e o aumento do sistema de confirmação das entregas via SMS. Esta ação diminui o congestionamento do call center da loja virtual e ajuda nos negócios, já que a produtividade dos atendentes aumenta. De acordo com Clovis Souza, diretor da loja virtual Giuliana Flores, também contribuíram para o bom resultado os investimentos constantes em marketing digital –  cerca de 7% do faturamento -, a presença em redes sociais e o aumento da confiança do consumidor no comércio eletrônico.

No mês de dezembro, o de maior representatividade para a loja virtual, por conta do Natal, foram recebidos mais de 80 mil acessos únicos e quase 16 mil pedidos, 45% a mais que 2008. Os produtos mais procurados no ano foram Buquês e pelúcias com flores e chocolates. O tíquete médio da loja virtual foi de R$ 95. Para 2010, a loja virtual espera manter o crescimento e, para isso, planeja uma mudança completa no layout do portal, incluindo novas funcionalidades e ferramentas para tornar a navegação ainda mais intuitiva e interativa para o e-consumidor.

 
 
 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *