Melhores Práticas

Gomes da Costa fecha contrato de BI com a Neoris

Projeto tem como objetivo a gestão dos indicadores de performance da área de vendas.

A Neoris, consultoria de negócios, TI e outsourcing, foi a empresa escolhida pela Gomes da Costa para conduzir seu projeto de Business Intelligence. A empresa de pescados enlatados dá o primeiro passo rumo à gestão de indicadores de performance por meio da implementação da ferramenta de análise de dados SAP BusinessObjects.

Por meio do contrato será possível automatizar a extração dos dados inseridos no sistema pela equipe de vendas e otimizar o tempo que era gasto com a consolidação de planilhas do Excel. Os gestores terão acesso, em tempo real, a relatórios com alto nível de detalhamento, facilitando e qualificando a tomada de decisão.

O cockpit de informações da área comercial será constituído de um painel gráfico acessível via web que trará toda a performance anual das vendas, dados financeiros e da operação. Com isso, os executivos e a gerência administrativa, responsável por definir as metas de cada representante comercial, poderão avaliar por meio de diferentes ângulos a evolução das vendas individuais e sua representação regional. Além disso, a equipe tática da empresa poderá gerar relatórios mais sofisticados e compatíveis com as atuais necessidades da companhia.

“Estamos certos de que esse projeto trará melhorias imediatas para nossa gestão comercial. Escolhemos a Neoris em função da experiência positiva que tivemos nos projetos conduzidos por eles, tanto em termos de qualidade e proatividade, quanto no que diz respeito ao cumprimento de prazos”, diz Aparício Nunes de Mattos Júnior, Gerente de TI da Gomes da Costa. “Com esse projeto de BI pretendemos refinar nosso planejamento estratégico e superar as nossas metas de crescimento”, afirma.

A Neoris já havia implementado, na Gomes da Costa, um projeto de gestão estratégica com as soluções de Balanced Scorecard (BSC) em julho de 2010 e de Planejamento Orçamentário (BPC) em dezembro do mesmo ano. Na ocasião, as antigas planilhas preenchidas manualmente foram substituídas pelo sistema virtual compartilhado via web. Os gestores passaram a visualizar a evolução da companhia por meio de um mapa estratégico, tais como representação de cores de indicadores gerenciais e acompanhamento das ações incutidas na solução.

“Com a implementação do SSM e do BPC para melhorias do sistema de gestão, indicadores de performance e o processo orçamentário, a maneira de conduzir os negócios foi transformada , facilitando as tomadas de decisões, com mais agilidade, segurança e qualidade das informações. Todo o sucesso de implantação e o ganho obtido, serviu como case para exportar à matriz, em Madri, e outras filiais do grupo Calvo”, conta Wilrobson Dias Bassiano, gerente de Planejamento Financeiro da Gomes da Costa.

O planejamento orçamentário, por sua vez, realiza todos os cálculos de geração de balanço patrimonial, demonstrativo de resultados e fluxo de caixa, entre outros. Hoje a Gomes da Costa já consegue realizar simulações de alteração de preço das mercadorias e mensurar o impacto que as mudanças provocariam na operação.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *