Soluções usam nuvem e IA para trazer novas formas de operadoras gerenciarem, monetizarem e atenderem clientes
O Google Cloud anunciou hoje (27/02), durante a MWC 2023, em Barcelona (Espanha), três novas soluções em telecom para ajudar operadoras digitalizar suas redes a partir da nuvem. A ideia é oferecer um portfólio que ajude as empresas a construir uma rede nativa em nuvem híbrida, permitindo uma gestão de dados virtualizada para melhorar a experiência do cliente com soluções de inteligência artificial.
Disponíveis globalmente em formato de prévia, as novas soluções são Telecom Network Automation, Telecom Data Fabric e Telecom Subscriber Insights. O Google Cloud descreve cada uma das soluções abaixo:
Telecom Network Automation: acelera as implementações edge ao alavancar ferramentas de automação nativas de nuvem, baseadas em Kubernetes. Ela também se aproveita do Nephio, um projeto de código aberto que o Google Cloud fundou em parceria com a The Linux Foundation, em 2022.
Telecom Data Fabric: ajuda as operadoras a obter insights rapidamente de seus dados, além de simplificar a coleta, a normalização e a correlação dos dados por um adaptador de framework. Para melhor reutilização, os dados são expostos por meio de modelos unificados, aproveitando a arquitetura do banco de dados BigQuery e DataPlext. O Telecom Data Fabric permite que as operadoras criem aplicativos analíticos de IA usando os dados capturados de seus clientes.
Telecom Subscriber Insights: é uma solução de IA usada extrair insights usando suas já existentes fontes de dados, de uma maneira segura e privada. A solução analisa dados com modelos de IA para fornecer ações recomendadas e ajuda as operadoras a interagir com seus assinantes em múltiplos canais. Assim, é possível entender melhor o comportamento do assinante, fazer cross-sell e upsell, gerenciar rotatividade e adquirir novos clientes com mais eficiência.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.