Economia Digital

Google e Deutsche Bank firmam parceria de 10 anos para computação em nuvem

O Google e o Deutsche Bank AG, da Alphabet Inc, formaram uma parceria de longo prazo que permitirá à empresa de tecnologia dos EUA fornecer recursos de computação em nuvem ao maior credor da Alemanha.

Notícia relacionada

“A parceria com o Google Cloud será um importante impulsionador de nossa transformação estratégica”, afirmou Christian Sewing, CEO da Deutsche Bank, em comunicado conjunto terça-feira. “É tanto uma história de receita quanto de custos”.

O contrato deve durar pelo menos 10 anos e o Deutsche Bank espera obter um retorno cumulativo do investimento de 1 bilhão de euros (US $ 1,1 bilhão) através da aliança. As empresas também planejam fazer investimentos conjuntos em tecnologia e compartilhar a receita resultante, o que pode levar os engenheiros das duas organizações a desenvolverem produtos juntos, disseram eles.

A costura, no ano passado, revelou uma estratégia centrada em custos reduzidos, incluindo gastos com tecnologia da informação. Ele também contratou Bernd Leukert, ex-executivo da gigante alemã de software SAP SE, para acelerar os esforços do banco para digitalizar suas operações.

As empresas se recusaram a comentar quanto o Deutsche Bank pagará pelos serviços do Google e o banco não indicou que economia de custos espera gerar com o acordo.

Nos últimos anos, os bancos europeus começaram a despejar bilhões de euros na tentativa de modernizar sua TI, optando frequentemente por colocar mais dados na nuvem. Isso atraiu os grandes fornecedores dos EUA, incluindo Google, Microsoft Corp. e Amazon.com Inc., de acordo com uma pesquisa da Bloomberg realizada no início deste ano.

O acordo é uma vitória notável para o Google, que tenta mostrar que seus negócios em nuvem podem atender o setor financeiro. Até o momento, o único grande cliente bancário do Google era o HSBC Holdings Plc. Mas Thomas Kurian, chefe da divisão de nuvem do Google, fez do setor financeiro um dos seus principais objetivos de clientes desde que ingressou na empresa no final de 2018.

“Estamos empolgados com nossa parceria estratégica e com a oportunidade de o Google Cloud ajudar o Deutsche Bank e seus clientes à medida que expandem seus negócios e moldam o futuro do setor de serviços financeiros”, disse o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, no comunicado à imprensa.

As empresas assinaram uma carta de intenções não vinculativa e planejam finalizar o contrato nos próximos meses, disseram no comunicado.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *