A “guerra” publicitária para as festas de final de ano já começou. As três companhias se inspiram no Papai Noel e oferecem às pessoas acesso móvel gratuito em determinados locais nos EUA.
Quem deu pontapé inicial foi a Microsoft que, em setembro, passou a oferecer acesso nos Wi-Fi hotspots (local onde a tecnologia está disponível) nos Estados Unidos. Porém, há uma condição para utilizar os serviços: as pessoas devem usar o buscador Bing pelo menos uma vez. Também há o problema de saber onde são os locais disponíveis. Por outro lado, a rede de publicidade móvel e parceira da companhia, JiWire, diz que a campanha teve desempenho acima da média e que a Microsoft planeja continuar a promoção.
Já o Google, anunciou nesta quarta-feira uma promoção em que oferece locais de acesso Wi-Fi em 47 aeroportos nos EUA, por meio de uma parceria com a Boingo Wireless. Além disso, vale lembrar que a empresa já havia disponibilizado o mesmo formato de acesso a todos os passageiros em vôos da Virgin America. Agora, ambas as promoções vão durar até 15 de janeiro.
A promoção do Yahoo dá o direito de as pessoas acessarem a tecnologia Wi-Fi gratuitamente na Times Square, em Nova York. Essa oferta também iniciou nesta quarta-feira e a duração será até o final do ano.
De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana, entre as três promoções criadas, o Google tem grande possibilidade de levar a melhor, porque os locais escolhidos para disponibilizar os serviços Wi-Fi, os aeroportos, receberão mais de 100 milhões de pessoas até o dia 15 de janeiro.
No Brasil, a empresa Vex promoveu, entre os dias 01 a 08 de outubro, o mesmo modelo de promoção, disponibilizando o acesso gratuito em cerca de 2.500 hotspots, instalados em diversos estabelecimentos públicos, como aeroportos, shoppings, hotéis, universidades e restaurantes. A proposta da ação era disseminar o uso da cultura de comunicação sem fio no País.