e-Business

Google prestes a adentrar mercado de e-commerce

Gigante das buscas ofereceu US$ 6 bilhões pela compra da Groupon, um site de compras coletivas. O acordo pode ser fechado nesta semana.

O Google está perto de realizar a sua maior aquisição de todos os tempos. Desta vez, se trata do Groupon, site de compras coletivas. Segundo um periódico norteamericano, o acordo se fixa em US$ 6 bilhões e pode ser fechado ainda esta semana.
 
A esse preço, o Groupon – conhecido por seus descontos diários nos produtos e serviços – seria uma das aquisições mais caras do Google, superando a compra da DoubleClick (gigante da publicidade), fechada em US$ 3,1 bilhões em 2007.
 
Para o Google, o acordo seria ousado, pela sua incursão no mercado de negócios online, cuja demanda aumentou significativamente em 2010. No Brasil, outras empresas de e-commerce começaram a fazer sucesso, tais como Peixe Urbano e ClickOn.
 
O Google se recusou a comentar sobre o acordo.
 
Desde a sua fundação em 2008 pelo Sr. Mason, o Groupon vem crescendo a um ritmo alucinante. A empresa, cujo nome é uma combinação de "grupo" e "desconto" é especializada na prestação de serviços de vendas para clientes com descontos na compra a granel. Os assinantes recebem as notificações de produtos a venda por e-mail diariamente.
 
A média dos negócios da companhia de e-commerce dispõe de 50 a 90% de descontos em mercadorias em varejo, desde vouchers de restaurantes, até peças de teatro e aulas de paraquedismo. Isto fez com que outros comerciantes locais abrissem o leque de opções de venda; Um exemplo foi a Gap, que conseguiu vender US$ 11 milhões em apenas um anúncio.
 
Nas últimas semanas, o Groupon em sido objeto de rumor de aquisição entre várias empresas. Tanto o Google como o Yahoo apresentaram interesse, de acordo com fontes mais próximas do assunto. O Yahoo estaria disposto a pagar US$2 bilhões, mas o Groupon rejeitou a proposta, alegando ser muito baixa.
 
Já o Google, estrategicamente, iniciou sua proposta entre US$ 3 e US$ 4 bilhões. Na resistência do Groupon, o gigante das buscas aumentou a sua oferta para US$6 bilhões. Segundo o periódico norteamericano, a este valor é extremamente improvável que outra companhia cubra a oferta, pois o Google é um dos poucos compradores no mercado de tecnologia que podem pagar tão caro.
 
De acordo com o relatório do terceiro trimestre da empresa, fechado em 30 de setembro, o Google tem US$ 33,4 bilhões em caixa ou equivalentes de dinheiro nas mãos.

*Informações de Agências Internacionais.
Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *