Estratégias

Grupo Pão de Açúcar cria núcleo digital

Com investimentos de R$ 10 milhões para este ano, o GPA Digital é dedicado à internet e integra várias áreas de negócio da companhia.

O Grupo Pão de Açúcar anuncia a criação da GPA Digital, uma área inteiramente dedicada aos relacionamentos, negócios, produtos, serviços e processos realizados pela empresa por meio da mídia virtual e que tem como objetivo expandir a interação de suas marcas na internet.

Com investimentos de R$ 10 milhões para este ano, o projeto, que teve início em agosto de 2009 e foi estruturado como área em janeiro deste ano, conta com 16 profissionais de marketing e de TI, que passam a atuar de maneira integrada, unindo diferentes escopos de trabalho.

A criação da GPA Digital tem como propósito antecipar as necessidades e as tendências que ocorrem no mundo virtual e acompanhar o crescimento dos usuários dessas mídias. “Com o crescimento das redes de relacionamento e a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e marcas, entendemos a necessidade de promover uma maior interação do Grupo com o meio digital”, diz Hugo Bethlem, vice presidente executivo do grupo.

O núcleo busca gerar relacionamento e fidelização por meio da identificação de oportunidades resultantes das manifestações dos clientes sobre as marcas da companhia e promover maior interação com eles. Adicionalmente, está prevista maior exposição das marcas e das ações realizadas pelas áreas corporativas, incluindo as políticas e causas socioambientais do grupo, que serão respeitarão as especificidades dos modelos e o posicionamento das bandeiras.

Estão sob coordenação dessa área: o monitoramento das redes sociais e conseqüentemente encaminhamento e recomendação das ações às áreas demandantes; a atualização e construção dos sites da companhia; a manutenção e fortalecimento das marcas na plataforma online; a integração das ações online e offline (promoções e interações) e a implantação da estratégia de mobile marketing. Como conseqüência dessas ações a expectativa é gerar maior engajamento de consumidores, colaboradores em uma plataforma de relacionamento, inovação e de negócios via internet.

Uma das primeiras ações já realizadas pela GPA Digital é a atualização dos sites corporativos da companhia. Até o ano passado, o Grupo Pão de Açúcar contava com 28 sites (URLs), com perfis totalmente expositivos e independentes. A partir de um diagnóstico de oportunidades, o núcleo identificou a necessidade de promover a unificação de alguns portais, totalizando 13 sites , com posicionamento e características aderentes e/ou complementares, como é o caso do programa Mais e o Pão de Açúcar Delivery.

Paralelamente, para atualização às novas tendências da mídia digital, os novos sites receberão novo layout e tecnologias que promovem maior colaboração e troca de conteúdos, além da maior presença das marcas nas redes sociais. “O conteúdo até então gerado pela companhia evolui do sistema broadcast para um formato que permite total interação inter e entremeios”, destaca o executivo.

Além da reformulação dos sites, o GPA Digital, através da E-Life, já iniciou o trabalho de monitoramento dos conteúdos que circulam na internet, incluindo as redes sociais e blogs. Esse trabalho inclui uma análise retroativa de todo o ano de 2009 e tem como principal objetivo identificar oportunidades de melhorias no relacionamento, na operação das lojas e produtos.

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