Adepto às mídias digitais, o Grupo Pão de Açúcar aposta no email marketing como um canal facilitador para maior conhecimento e aproximação junto aos seus clientes.
No varejo, uma das principais ações de marketing são as promoções e, em busca de atingir seu target de forma mais assertiva, o Grupo Pão de Açúcar aposta no email marketing não apenas para envio automatizado de mensagens, mas também para mensuração. Visto como canal que permite o gerenciamento do envio das mensagens, bem como os resultados das campanhas de forma detalhada, o Grupo conta com a Virtual Target para retornos mais efetivos no processo de fidelização de clientes.
A plataforma é utilizada para os disparos de email marketing para as bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Clientes Pão de Açúcar Mais e Taeq. A ferramenta tornou-se fundamental na fidelização de clientes, pois permite disparos segmentados, nos quais o Grupo oferece benefícios exclusivos a um nicho específico de clientes. No Programa de Relacionamento Mais, o email marketing é a peça responsável por trazer o extrato de pontos aos clientes, para que acompanhem as vantagens obtidas pelo Programa.
Nas campanhas em geral, os disparos variam de acordo com as marcas e são realizados diariamente para um volume que representa a média de 15 milhões de envios por mês. Segundo Andrea Dietrich, coordenadora de e-marketing do Grupo Pão de Açúcar, o ponto forte da plataforma é a análise de resultados, funcionalidade que permite planejar uma estratégia de atuação qualificada, e que garante as melhores taxas de abertura, cliques e conversão.
“É difícil oferecer uma diferenciação frente a quantidade de players que atuam hoje no varejo. Não podemos pensar somente em preço e produto, temos que oferecer algo mais ao consumidor e o relacionamento é o diferencial”, diz Andrea. “A comunicação digital possibilita este contato e a atuação por nichos. A Virtual Target é uma ferramenta bem completa, na qual conseguimos atuar de forma segmentada, sem dispersão, totalmente mensurável, e com investimento acessível que traz efetividade no retorno”, avalia a executiva.