Nova unidade de negócios fornecerá soluções para potabilização e reuso de água.
O recém criado Grupo Top Clean acaba de estabelecer uma parceria com a empresa uruguaia Ecoplan. A iniciativa proporcionou o lançamento de uma nova unidade de negócios: Top Água. A nova operação fornecerá no Brasil soluções para potabilização e reuso de água e a meta é consolidar a provedora de serviços como referência de mercado no País em médio prazo.
Uma das maiores preocupações da atualidade está ligada à escassez da água. Com a demanda de consumo aumentando a cada ano, medidas para a preservação e uso consciente da água estão na pauta. “As reservas hídricas não são renováveis e o mundo todo tem os olhos voltados ao problema”, alerta o diretor do Grupo Top Clean, Ernesto Brezzi.
De acordo com especialistas, a falta de água será a causa principal de conflitos entre nações, a despeito do que já acontece em países do Oriente Médio e África. Dados alarmantes da ONU (Organização das Nações Unidas) estimam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável.
Diante deste cenário, medidas como preservação, reuso e a potabilidade da água figuram como alternativas imediatas para auxiliar no combate ao problema. “Realizamos um completo estudo de viabilidade para implantar a nova operação e elegemos um parceiro com total expertise na área para oferecer ao mercado soluções efetivas”, explica Brezzi. “A atuação internacional da Ecoplan proporcionará à Top Água ampla atuação nos mais diversos cenários”, acrescenta o diretor.
Economia inteligente
Indicados para indústrias, condomínios, clubes, shopping centers, aeroportos, hotéis e construtoras, entre outras áreas, os serviços da Top Água oferecem aos clientes produtos diferenciados para atender demandas distintas.
O sistema de potabilização oferecido pela Top Água é caracterizado pela produção de água potável, a partir de águas não poluídas para consumo humano. Já o sistema de tratamento de efluentes para o reuso da água é apropriado na utilização em atividades como limpeza, processos industriais, jardinagem, etc.
“Um dos principais diferenciais desses sistemas é proporcionar a redução de custos, já que a água passa a ser reaproveitada de forma inteligente e prática”, reforça Brezzi. Para ambos os sistemas a empresa fornece estações compactas/transportáveis, que podem inclusive serem utilizadas em locais inóspitos.
“Há muita demanda a ser atendida nesse setor”, sentencia o executivo, que revela ainda: “nossa expectativa é ampliar rapidamente a atuação da Top Água no mercado nacional, já que o reuso da água, além de proporcionar economia, é uma oportunidade de negócio promissora para o futuro próximo”.