A Microsoft espera recuperar terreno com o lançamento do Internet Explorer 9; Mozilla, que também perdeu pontos, chega com o Firefox 4 em 2011.
O Internet Explorer fechou 2010 como o navegador mais utilizado por 57,08% dos usuários. No entanto, apesar de se manter líder, registrou uma grande queda de porcentagem dos usuários que o usam. Segundo dados de um periódico norteamericano, o browser que obteve os melhores resultados foi o Chrome (Google), que se encontra na terceira posição em porcentagem dos usuários, depois de quase ter duplicado seu número em 2010.
O navegador do Google começou o ano de 2010 com 5,22% dos usuários totais e terminou com 9,98%. O aumento é, portanto, de 4,76 pontos, que representa a maior subida em todo o ano entre os browsers.
Internet Explorer, por sua vez, começou 2010 com 62,12% dos usuários, o que representa queda de 5 pontos percentuais ao longo do ano.
Apesar disso, o IE não perdeu usuários todos os meses, já que em junho e julho aumentou sua porcentagem. No entanto, após esta época, seus números começaram a cair de uma forma mais acelerada.
O Internet Explorer 9, a próxima versão do navegador da Microsoft, poderia frear esta queda e fazer com que a porcentagem de usuários volte a aumentar.
Já o Firefox, browser do Mozilla, se mantém na segunda posição, mas também apresentou um déficit entre seus usuários. O serviço do Mozilla começou 2010 com 24,43% dos usuários, mas no último dezembro, sua porcentagem havia descido para 22,81%. Sua perda de usuários é menor do que a do IE, mas, ainda assim, é significativa.
Por sua parte, Mozilla também lançará uma nova versão de navegador, o Firefox 4, que pode supor uma recuperação de terreno. O lançamento do Firefox 3 fez com que a empresa entrasse no Livro Guiness dos recordes ao ser o software mais baixado em 24 horas.
O Safari, da Apple, também experimentou dados positivos e passou de 4,53% em janeiro de 2010 para 5,89% em dezembro. A nota negativa para o navegador de Steve Jobs é que parece ter perdido sua particular guerra contra o sistema do Google. No início do ano passado estavam em uma posição muito parecida, mas o Chrome parece ter deixado para trás um dos seus maiores rivais.
Longe dos navegadores mais populares se encontra o Opera, que ocupa a quinta posição e registrou uma ligeira queda de 0,15 pontos em 2010. O browser finalizou o ano com 2,23% de usuários.
*Informações de Agências Internacionais.