Pesquisas2

Hábitos de navegação e compra dos consumidores brasileiros na internet

Internautas fazem suas compras online durante expediente de trabalho, compram menos às sextas-feiras e têm como preferência os produtos eletrônicos e de informática.

A Rakuten Brasil, pertencente à Rakuten Inc, empresa de serviços de internet e soluções em consumo e negócios, revelou dados sobre os hábitos de consumo dos brasileiros no comércio eletrônico.  As informações sobre navegação e compra de produtos são baseados nos dados de tráfego e vendas gerados no e-commerce da empresa – Rakuten Shopping.

De acordo com Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil, chama a atenção que o maior volume de tráfego e, consequentemente, de vendas aconteça durante a semana, no horário de trabalho. “É evidente que os brasileiros aproveitam o acesso à internet nas empresas, durante o expediente, para consumir no mundo online. O horário de pico na navegação dentro do site é entre as 12h e 14h. Porém, recentemente, vem-se notando aumento no acesso no período noturno, o que prova que o brasileiro tem expandido o acesso à internet para sua residência”, avalia o executivo.

O estudo constatou que as campanhas lançadas mostram os melhores resultados entre as terças e quintas-feiras, período que representa praticamente 80% do faturamento da semana. Segundas-feiras têm pico de vendas em produtos de farmácia. As sextas-feiras registram o menor volume de tráfego da semana, algo como 12% do tráfego da semana inteira, e a partir das 21h a navegação tende a diminuir. Ainda às sextas, os bens de uso pessoal apresentam significativa diminuição de vendas. Este fato está provavelmente ligado à ansiedade de entrega e ao final de semana inteiro de espera pelo recebimento do produto.

Os dados também demonstram que as compras a partir de dispositivos móveis, uma realidade em muitos países, está apenas engatinhando por aqui. “O tráfego a partir desses dispositivos corresponde a cerca de 3% do total de vendas na Rakuten Brasil atualmente, e o aparelho utilizado em 50% dessas vendas é o iPad” , explica Gil.

Eletrônicos, celulares e produtos de informática continuam liderando a preferência dos consumidores.  As ofertas relâmpago de celulares são um grande sucesso de vendas e demandam o menor tempo de decisão de compra por parte do consumidor. Quando o assunto são compras por impulso, os produtos de ticket baixo lideram as vendas, levando um tempo médio de cinco a dez minutos para serem adquiridos.

Uma grande surpresa para o Rakuten Shopping é a categoria Gourmet, de produtos de alta cozinha, que tem tido grande receptividade por parte do consumidor online. Categorias como moda, calçados e acessórios também apresentam aumento significativo nas vendas.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *