Invasão foi feita após as declarações polêmicas de João Rezende, presidente da entidade, nesta semana, dizendo que a “era da internet ilimitada” chegou ao fim no País.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou na última sexta-feira que seu site está sofrendo ataques de hackers há dois dias, gerando interrupção no acesso, em meio à polêmica sobre a limitação do consumo de internet fixa no País. A invasão foi feita após as declarações polêmicas de João Rezende, presidente da entidade, nesta semana, dizendo que a “era da internet ilimitada” chegou ao fim no País.
Anatel recua e proíbe limites na internet de banda larga ‘por prazo indeterminado’
“O site está realmente com problemas desde quarta-feira, 20. A agência está agindo o mais rápido possível para normalizar o funcionamento”, informou a Anatel, sem estimar um prazo para o restabelecimento do acesso ao site.
O Estado tentou acessar a página da agência no final da tarde desta sexta-feira, mas o site continuava fora do ar. Segundo a assessoria de imprensa da Anatel, os problemas se limitam ao acesso ao site.
A agência tem sido alvo de críticas de usuários e ativistas após o anúncio nesta semana de medidas que permitem que operadoras de banda larga fixa possam reduzir a velocidade ou interromper o serviço a clientes que ultrapassarem limites impostos pelas operadoras de volume de transferência de dados, a chamada franquia.
Na quarta-feira, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), anunciou que pediu à consultoria da Casa uma nota técnica sobre a possibilidade de uma resolução que derrube portaria da Anatel sobre a permissão de execução do limite de franquias de dados na banda larga fixa.