Após criar uma metodologia de comunicação que transmitisse confiança ao consumidor, empresa comemora a marca de 10 milhões de cartões solicitados e faturamento de R$ 14 bilhões em 2008.
Como acreditar e entender que uma marca nacional pode ser forte no seu próprio país e competir com as grandes internacionais? Para o diretor executivo da Hipercard, Ivo Luiz Vieitas, a resposta é simples: “investir com inteligência em um bom planejamento de comunicação”. Durante palestra, realizada em São Paulo, o executivo apresentou o case de seu produto, que passou de uma referência regional e deu uma guinada expressiva no mercado nacional de cartões.
Antes de chegar ao presente sucesso, a história do Hipercard teve inicio nos supermercados nordestinos Bom Preço, que, após 20 anos da sua criação, foi comprado pela norteamericana Wall Mart, junto com o Unibanco. Devido a força de imagem que o produto tinha, os novos donos apostaram que o cartão seria uma boa ferramenta de lucro e investiram em uma forte análise de comunicação.
Logo que assumiu o cargo, em 2004, Vieitas teve o grande desafio de alavancar a marca Hipercard – de conhecimento apenas no nordeste e que representava 30% do mercado na região – e conquistar novos clientes em todo o Brasil. A primeira medida tomada pelo executivo foi a mudança da comunicação visual do produto, que era ilegível e não tinha identificação com uma bandeira de cartão de crédito. Assim, o principal mote no branding foi o sistema de fortalecimento da marca.
Durante quatro anos, com uma forte estratégia de branding, baseada em estudos minuciosos e pesquisas, o Hipercard deu um salto significativo na aceitação do público e, como resultado principal, seus lucros aumentaram. Atualmente a empresa comemora a marca de 10 milhões de cartões solicitados e um faturamento de R$ 14 bilhões em 2008.
Segundo Vieitas, hoje, seu produto tem grande presença no mercado e um número de estabelecimentos que utilizam o Hipercard cinco vezes maior em comparação a 2004. “Nosso cartão é aceito em 450 mil lojas de todo o país, como farmácias e postos de gasolinas, e somos a 3ª maior força no segmento de cartão de crédito. Começamos a incomodar os internacionais por aqui”, aponta.
Como o branding deve ser trabalhado continuamente, acompanhando a evolução do consumidor, o diretor conta que a recente aposta da empresa será um cartão personalizado, que terá a foto do cliente. “Mudamos bem a marca e, agora, estamos na fase de se manter no mercado. Para isso, temos como nosso diferencial o atendimento personalizado e a hospitalidade no atendimento”, explica.
Além dos cartões e da estrutura visual modernizada, o Hipercard também mostra sua competência em branding com investimentos em outros segmentos para fortalecer a marca, como no setor de responsabilidade social e no pós-venda aos clientes, utilizando correspondências segmentadas e visual moderno.
Vieitas acredita que o sucesso do Hipercard é o resultado de uma politica de estratégia empresarial, cujo foco foi a criação de uma metodologia de comunicação que transmitisse confiança ao consumidor. “Não existe um branding bom ou ruim, existe o meu e que atenda a necessidade da minha empresa”, conclui.