VoIP

Hotel investe em VoIP para otimizar o atendimento

Com a proposta de recepcionar eventos empresariais, The Palms implementa rede de telefonia IP para atender ademanda de hóspedes e oferecer pelos terminais outros serviços, além da voz.

O planejamento é se tornar um hotel boutique, conceito elaborado pela rede Royal Palm Resort, cujos serviços de hospedagem são destinados aos eventos corporativos. Com isso, o representante da filial, The Palms, localizado na cidade de Campinas, transformou todo seu sistema de comunicação em telefonia 100% IP (Internet Protocol) para o setor administrativo.
 
Segundo Luiz Villela, diretor da área de enterprise da NEC, a migração para voz sobre IP foi a solução que o hotel encontrou para melhorar o setor administrativo e de atendimento aos clientes. “Antes, o sistema de comunicação era digital, TDM-IPX convencional, o qual não oferecia outros serviços administrativos, além da voz. Agora, além da telefonia, toda a administração pode consultar a cotação do dólar, ver a previsão do tempo, saber qual quarto está ocupado e qual a taxa da ocupação e tudo integrado”.
 
Para a utilização dos serviços integrados a voz, o hotel implementou 150 aparelhos da série DT 700 da NEC. Junto com o projeto, houve a migração IP de todo o departamento de call center.
 
No entanto, Villela acredita que a filial The Palms não implementou os serviços de VoIP nos quartos por motivos estratégicos. “Imagino que a rede pretende preservar o atendimento pessoal, porque eles acreditam que os hóspedes preferem ligar para saber a cotação do dólar, ao ficar digitando. Eles gostam do sistema de helpdesk”.
 
A migração, junto com a instalação da infraestrutura e capacitação dos funcionários, durou aproximadamente três meses. O executivo da NEC acredita que os próximos passos serão investimentos em mobilidade. “Queremos trazer do Japão um serviço que transforma o ramal do hóspede em celular, para quando ele estiver fora do hotel receba as ligações. No entanto, também dependemos de futuras parcerias com as operadoras para colocar em funcionamento esse serviço".
 
Quanto aos serviços de comunicação unificada, Villela diz que alguns já estão em uso, como é o caso das videoconferências. Além disso, ele deu como exemplo que poderia ser inserido no hotel o sistema de video on demand, com a proposta de transmitir os eventos corporativos.
 

De acordo com o representante da NEC, o objetivo da migração para uma comunicação sobre IP não foi a redução de custos. “As empresas pensam em melhorar os serviços, como é o caso da capacidade de atendimento. Você não reduz os gastos, mas consegue trabalhar com mais aplicações e melhora os serviços”, conclui.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *