Sem categoria

HPE traz novo portfólio de supercomputadores e servidores para IA

A Hewlett Packard Enterprise anunciou um novo portfólio de infraestrutura para computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA), que inclui soluções de supercomputação HPE Cray EX e dois sistemas otimizados para treinamento de modelos de grandes modelos de linguagem (LLM), processamento de linguagem natural (NLP) e treinamento de modelos multimodal. As novas soluções de supercomputação foram desenvolvidas para ajudar os clientes globais a acelerarem pesquisas científicas e invenções.

CONTEÚDO RELACIONADO: Computação quântica é a principal preocupação em cibersegurança para 2025, segundo Palo Alto Networks

Baseadas nos sistemas HPE Cray Supercomputing EX, as novas ofertas HPE no portfólio de HPC foram desenvolvidas para instituições de pesquisa que trabalham com entidades governamentais com iniciativas de IA. Esse portfólio é fundamentado na primeira arquitetura de resfriamento líquido direto sem ventoinhas da indústria e abrange todas as camadas das soluções de supercomputação da HPE, incluindo nós de computação, rede e armazenamento, além de uma nova oferta de software.

Além dos supercomputadores, a empresa também apresentou uma nova categoria de servidores que permite aos clientes simplificar a implementação de grandes clusters de IA de alto desempenho. Projetados para provedores de serviços e grandes empresas que treinam seus próprios modelos de IA, os servidores HPE ProLiant Compute XD aproveitam a expertise da empresa para instalar e implementar grandes sistemas de IA.

Disponível exclusivamente para servidores HPE ProLiant Compute, a tecnologia de gerenciamento HPE Integrated Lights-Out (iLO) permite que colaboradores autorizados tenham acesso remoto aos servidores fora da banda para amplificar a segurança em comparação com o acesso pela rede padrão em banda. Entre as novidades, estão:

  • HPE ProLiant Compute XD680 server – Otimizado com foco no equilíbrio entre custo e desempenho, o HPE ProLiant Compute XD680 com resfriamento a ar foi projetado para atender a cargas de trabalho de IA com altas demandas de treinamento, ajuste e inferência. Um chassi desenvolvido pela HPE acomoda oito aceleradores de IA Intel Gaudi 3 em um único nó compacto. O HPE ProLiant Compute XD680 com Intel Gaudi 3 estará disponível em dezembro de 2024.
  • HPE ProLiant Compute XD685 server – Para clientes que priorizam desempenho, vantagem competitiva e eficiência energética, uma nova versão do HPE ProLiant Compute XD685 estará disponível com GPUs da NVIDIA para acelerar o treinamento de modelos de IA mais complexos e em larga escala. O servidor é equipado com oito GPUs NVIDIA H200 SXM Tensor Core ou NVIDIA Blackwell em um chassi de cinco unidades de rack e utiliza a vasta experiência da HPE em resfriamento líquido direto para resfriar eficientemente GPUs, CPUs e switches. A GPU NVIDIA HGX H200 8-do servidor HPE ProLiant Compute XD685 estará disponível no início de 2025 e a HPE estará entre as primeiras a lançar o modelo com GPUs NVIDIA Blackwell.

Uma versão do servidor HPE ProLiant Compute XD685 com oito aceleradores AMD Instinct MI325X e dois CPUs AMD EPYC foi anunciada em outubro. Os servidores HPE ProLiant Compute XD fazem parte das ofertas de IA da HPE, que incluem o HPE Private Cloud AI e os servidores HPE ProLiant Compute DL.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *