Com aprovação dos asociados, ampliação dos mandatos dos conselheiros e coordenadores para dois anos está entre as mudanças.
O Instituto de Governança Corporativa (IBGC) anuncia seu novo estatuto, cujas alterações foram aprovadas pelos associados. Uma das mudanças é a ampliação para dois anos dos mandatos dos conselheiros e coordenadores de capítulos.
Outra novidade é em relação às assembléias para mudança de estatuto que permitirá quórum relativo na segunda convocação, realizada em intervalo mínimo de 20 dias da primeira, e a retirada da restrição do número de associados que podem ser representados por um mesmo procurador.
“As mudanças irão beneficiar a participação dos associados e deixarão o processo mais prático”, explica o presidente do conselho do IBGC, Mauro Rodrigues da Cunha. De acordo com o presidente, com os novos desafios e realidades enfrentadas pelo Instituto, tornou-se necessária uma revisão do documento.
Idealizado nos dois primeiros anos de existência, quando o Instituto reunia pouco mais de cem pessoas, o estatuto é um instrumento para guiar e especificar os direitos, deveres e responsabilidades dos associados e administradores da organização. O documento passou por outras duas atualizações: em 2001 e 2003.