Negócios

IDC amplia previsão de smartphones, impulsionada por dispositivos de IA generativa e Androids acessíveis

A International Data Corporation (IDC) aumentou de 4% para 5,8% a previsão de crescimento anual do mercado global smartphones, atingindo 1,23 bilhão de unidades. Segundo a consultoria, o crescimento de 12% no primeiro trimestre, seguido por um crescimento de 9% no último trimestre, trouxe um otimismo melhorado sobre como 2024 se desenrolará no segundo semestre do ano.

CONTEÚDO RELACIONADO – Magalu cria diretoria para acelerar desenvolvimento de IA generativa

Em um comunicado, a IDC cita como vetores a adoção de smartphones com IA generativa no mercado de dispositivos premium, juntamente com o rápido crescimento de smartphones Android acessíveis em mercados emergentes.

“A previsão melhorada para 2024 consolida o caminho para a recuperação do mercado de smartphones, impulsionado pelo crescimento mais forte de dispositivos Android na China e mercados emergentes”, disse Nabila Popal, diretora sênior de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC.

Popal disse que o mercado de smartphones Android deve crescer nove vezes mais rápido do que o iOS, mas acrescentou que “há um potencial lado positivo na previsão do iOS, dependendo de quão bem os casos de uso demonstrados do GenAI se desenrolam no próximo lançamento do iPhone 16 e de quão cedo a Apple pode estabelecer parcerias locais de IA na China”.

No início deste mês, a IDC divulgou números dizendo que os smartphones genAI deveriam representar 19% do mercado anual geral de smartphones até o final deste ano. Ela revisou esse número ligeiramente para baixo, para 18%, o que ainda reflete uma taxa de crescimento muito alta.

“Embora os smartphones GenAI sejam relativamente novos no mercado, os flagships premium continuarão a adotar os recursos GenAI para ajudar a separá-los do grupo”, disse Anthony Scarsella, diretor de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC.

“A IDC espera um crescimento robusto de 344% para smartphones GenAI, capturando 18% de participação do mercado total até o final de 2024, já que a maioria dos flagships adotará alguns recursos GenAI no dispositivo. No entanto, os dispositivos com capacidade GenAI não serão baratos inicialmente, já que o preço médio de venda desses smartphones GenAI será mais do que o dobro do custo dos dispositivos sem capacidade GenAI, impulsionando ainda mais a tendência de premiumização.”

Participe das comunidades IPNews no Instagram, FacebookLinkedIn X (Twitter).

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *