Carreira

Igualdade no mercado de trabalho

Group of multiethnic successful business people working and communicating at the corporate office

Qual é a percentagem de diversidade de gênero a nível global e na região? Oitenta e oito porcento dos profissionais pensam que as mulheres estão sub-representadas na liderança empresarial. Metade delas considera que o compromisso com a igualdade de oportunidades é maior em empresas com maior presença de mulheres no conselho de administração.

Por que as mulheres estão sub-representadas em cargos de liderança?

  • 32% de cultura empresarial que não incentiva a diversidade
  • 27% de preferência
  • 12% de políticas de maternidade subdesenvolvidas
  • 10% de dificuldade em regressar ao trabalho depois de ter filhos
  • 9% de estratégias de liderança deficientes
  • 5% de pressões familiares ou compromissos fora do local de trabalho
  • 5% falta de modelos femininos Igualdade

Um percentual das organizações e profissionais inquiridos, 20% e 27%, concorda em indicar a preferência dos quadros superiores por promover os homens em prejuízo das mulheres como a principal causa da discrepância de gênero nos cargos de gestão.

CONTEÚDO RELACIONADO – Profissionais de TI no Brasil estão satisfeitos com seus empregos, diz PwC

Uma grande parte dos entrevistados acredita que a causa principal da discrepância de gênero na liderança é a preferência dos quadros superiores pela promoção dos homens em prejuízo das mulheres. No entanto, as questões relacionadas com a volta ao trabalho após o início de uma família são também vistas como tendo um impacto no número de mulheres na liderança.

Tatiana Chebat, Managing Consultant do departamento de Tecnologia comenta: “mais de um terço dos inquiridos pensa que as fracas estratégicas de progressão na carreira e a falta de modelos femininos também contribuem para os desafios que as mulheres enfrentam para alcançar posições de liderança e melhores resultados.”

Conciliação entre a vida profissional e a vida privada

A falta de conciliação entre a vida profissional e a vida familiar é uma das principais razões pelas quais as mulheres têm uma menor presença em cargos de gestão. O fato de 63% das mulheres considerarem que tirar partido de uma medida de conciliação entre a vida profissional e a vida privada abrandou ou irá abrandar o seu progresso profissional, revela que não só é necessário proporcionar um leque maior de políticas e benefícios, como também que existe uma mudança cultural dentro das organizações para garantir a sua eficácia. No entanto, com determinação, você pode encontrar um equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Síndrome do impostor

Embora isso possa parecer complexo, a síndrome do impostor é um fenômeno bastante comum, estima-se que mais de 70% das pessoas sofrerão desta síndrome em algum momento das suas vidas.

Embora a causa dessa insegurança não seja clara, é possível controlar sentimentos negativos. A solução é reconhecer os pensamentos que nos levam a sentir-nos inseguros, questionar os seus fundamentos e, gradualmente, controlá-los até os superarmos.

Tatiana finaliza: “é comum que a síndrome do impostor esteja mais presente nas mulheres. Nunca estaremos 100% preparadas para as exigências, mas o primeiro passo é ousar e perder o medo do fracasso.”

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *