Segurança

Indústria elétrica no Brasil é alvo de ataque, diz Trend Micro

Cerca de 425 computadores já foram invadidos.

A campanha ‘Houdini’, que tem roubado dados sigilosos de computadores, tem ameaçado empresas no Brasil, principalmente as do setor de energia, alertou a TrendMicro.

Cyber segurança é prioridade de 52% dos CEOs brasileiros, aponta pesquisa

O ataque ao Brasil atingiu cerca de 425 computadores – número que ainda deve crescer. “Estamos investigando para saber de que países estão vindo essa APT, mas já sabemos que muitos estão vindo do continente Africano”, afirma Leonardo Bonomi, diretor de Serviços e Suporte da Trend Micro.

Segundo a companhia, atrás do Brasil está a Índia, com 221 computadores infectados, e informa que o ataque está ligado ao malware VBS_DUNIHI, que afetou o país em dezembro, que se espalhou pela América Latina para executar comandos nas máquinas e roubar dados. “Ambas usam o malware VBS_DUNIHI como um de seus componentes” , completou o diretor.

Malware VNS_DUNIHI

O malware é enviado como um arquivo anexado a mensagens de e-mail de spam, normalmente criptografado, o que pode ser um obstáculo durante a análise, e quando instalado, permite que o invasor execute até 13 comandos ao mesmo tempo.

Os usuários podem distinguir a assinatura do(s) autor(es) do malware. O VBS_DUNIHI tem a linha ‘Houdini’ (daí o nome da campanha).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.