Com mais de 25 anos de atuação no mercado, a Sixtini é exemplo de companhia que investe em tecnologia para aperfeiçoar o seu desempenho comercial. A fabricante de camisas e uniformes corporativos, que também possui lojas próprias e distribui seus produtos para todo o País, adotou um novo software de CRM para centralizar as negociações B2B, uma vez que o sistema anterior (ERP) registrava os pedidos de venda, mas não permitia acompanhar a evolução das tratativas antes do negócio ser sacramentado.
Segundo o diretor comercial da Sixtini, Leonardo Leão, a dependência da memória dos vendedores para verificar o andamento da negociação lhe tomava muito tempo e nem sempre os profissionais conseguiam se lembrar de todas as oportunidades existentes, já que cada um deles possuem uma extensa carteira de clientes. “Era um processo extremamente desgastante”, afirma.
5 softwares de CRM para aperfeiçoar a gestão comercial das empresas
Para trazer maior produtividade ao departamento, o executivo pesquisou no mercado alguns softwares de CRM visando solucionar o problema. Decidiu adotar o Ploomes após examinar que a implantação de sistemas das marcas mais reconhecidas mundialmente eram extremamente complexas e custosas, além de não atender completamente as necessidades da camisaria.
“Precisava de um produto que gerasse propostas e com mais de um funil de vendas para acompanhamento. A plataforma da Ploomes me trouxe tudo isso, sem cobrança adicional por número de funis e automações criadas, além de mostrar as métricas de todas as etapas comerciais como, por exemplo, número de visitas, propostas, vendas, perdas, produtos vendidos, entre outros itens”, explica.
Fazendo uso do sistema desde o ano passado, hoje a Sixtini utiliza dois funis para seu processo de vendas. O primeiro, voltado para pré-vendas, é um processo mais curto responsável pela recepção dos leads (potenciais clientes) que são enviados do RD Station (plataforma de marketing) para o Ploomes por meio da integração nativa. O objetivo é direcionar o fluxo de trabalho do operador de pré-vendas, um profissional dedicado à qualificação dos leads (potenciais clientes) que preenchem formulários online de contato para receberem orçamentos de produtos.
Quando as informações de cada lead são preenchidas, a oportunidade passa automaticamente para o funil seguinte (vendas). Nele, os vendedores vão fazer o primeiro contato com o cliente. Após esse contato, é feita uma primeira proposta comercial, enviada de forma automatizada ao cliente visando negociar valores e possíveis condições. Definidos os valores, um operador de suporte de vendas vai realizar a consulta de crédito para poder dar continuidade ao processo. Com o crédito aprovado, chega a vez do assistente de produção fazer o contato com a equipe de produção (para desenvolver o bordado) e com os fornecedores (para viabilizar a matéria-prima necessária). Por fim, o vendedor, munido de todas as informações para a realização do pedido, vai desenvolver e enviar a proposta final para o cliente.
“A plataforma se tornou primordial para o processo de vendas B2B. O impacto foi gigantesco na Sixtini. Os resultados e a identificação da equipe com o produto fazem com que hoje o Ploomes seja o coração de toda a operação comercial”, conclui.
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