53% das violações de segurança ocorreu no setor de energia.
Mais da metade das utiities no mundo estão está despreparada para ciberataques, informa o infográfico compilado pelo Smart Grid Interoperability Panel, ou SGIP. A organização tem como objetivo incentivar a evolução tecnológica e a criação de padrões de interoperabilidade para acelerar a modernização das redes de energia elétrica.
53% das violações de segurança investigadas pelo Department of Homeland Security’s Industrial Control Systems Cyber Emergency Response Team entre outubro de 2012 e maio de 2013 ocorreu no setor de energia.
As utilities citam quatro razões principais pelas quais as violações de dados ocorrem: engano de risco; investimento insuficiente em segurança cibernética; falta de consciência de segurança cibernética; e treinamento de segurança cibernética inadequada.
O SGIP oferece sete passos para o setor gerenciar os riscos de segurança cibernética: criar lista de prioridades de funções de negócios com base no risco; priorizar os processos que suportem essas funções de negócios; sistemas de inventário de redes inteligentes e ativos; identificar interações do sistema de smart grid; rede inteligente determinar alto nível requisitos de segurança; criar um plano para priorizar e ligar o gás de segurança e monitorar o smart grid requisitos de segurança de alto nível.
Para acessar o infográfico em tamanho real clique aqui.