O Banco explora os recursos de inteligência artificial e de IA generativa já há algum tempo, mas sempre para ampliar a produtividade interna. Agora, durante a Febraban Tech 2024, que aconteceu em São Paulo, na semana passada, o Banco revelou que desenvolve habilidades para que o cliente tenha uma relação mais fluída com o seu app. Dentre as inovações, está a possibilidade de o consumidor “conversar” com o seu extrato bancário, perguntado, por exemplo, como gastou os seus recursos em um determinado período, além de buscar consultoria sobre investimentos, mas tudo no modelo conversacional.
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“Imagine você fazendo perguntas para o seu extrato: onde eu gastei mais dinheiro nos últimos seis meses?; o que posso fazer com este dinheiro que acabei de receber, onde investir, ou seja, sair de um modelo de extrato estátivo e levar inteligência e transformação para o cliente?”, comenta Guilherme Ximenes, diretor de TI do Banco. Outro projeto focado no público externo, segundo ele, é permitir que o cliente consiga tirar as dúvidas e entender melhor o app, fazendo perguntas à inteligência artificial.
Falando sobre o uso de adoção de IA e IA Generativa pelo Banco Inter, Ximenes diz que Inter trabalha com IA há mais de cinco anos e que o resultado é o ganho de produtividade. Com IA clássica, o Inter já tem mais de 80 modelos rodando em produção desde 2020, para análise de crédito, anti-fraude, para modelos de propenção e recomendação de produtos. “Cada vez mais aceleramos o tempo que nossos cientistas levam para trabalhar o dado, treinar e colocar em produção”, diz Ximenes.
A IA Generativa (ChatGPT) permitiu que em três meses o Banco colocasse todo o poder desta tecnologia nas mãos dos amis de 3500 funcionários do Inter. “Ciramos aplicativos internos primeiro pegando os conteúdos corporativos, os enriquecendo com GenAI e entregando facilidades para os nossos funcionários tirar dúvidas sobre RH. Também ampliamos o repertório do time jurídico sobre sobre a correlação entre contratos e como eleborar documentos mais facilmente; e também empoderamos os programadores de software para desenvolver sistemas com mais qualidade e mais rápido”, lista Ximenes.
O mais recente lançamento é um assistente dentro do Saleforce para auxiliar os atendentes no relacionamento com o cliente. Os 2500 artigos que explicam os produtos do Banco, como que eles funcionam, as regras e os concentimentos, que a equipe tinha que ler para responder ao cliente em linha, foram transferidos para a base de conhecimento da GenAI e agora o atendente “conversa” com o chat, que o auxilia no suporte ao cliente.
“Vimos otimos resultados: o tempo médio de atendimento caiu 20% no piloto que fizemos e a satisfação do cliente aumentou 18%. A satisfação aumentou porque agora o cliente consegue resolver as dúvidas de forma mais rapida. nosso indice de resolução de problema no primeiro atendimento e o cliente ficando menos tempo em linha para resolver um problema fica mais satisfeito. foi um resultado bacana e queremos expandir”, explica Ximenes. Assista à entrevista completa abaixo.
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