Vendas globais chegaram a US$ 4,7 bilhões em 2013, com destaque para as linhas Chima, Friends e City.
As vendas globais da LEGO em 2013 chegaram a US$ 4,7 bilhões (em 2012, as vendas foram de US$ 4,1 bilhões). Com este resultado, a marca manteve-se na segunda posição entre os maiores fabricantes de brinquedos do mundo, mesmo concentrando suas atividades apenas no segmento “brinquedos de montar”. Sobre o resultado global positivo, a LEGO destaca que as vendas foram favorecidas principalmente pelas linhas Chima, Friends e City, além da expectativa criada pelo filme “Uma Aventura LEGO”, lançado em fevereiro deste ano.
No mercado local, após o crescimento de 61% nas vendas em 2013 e de 50% em 2012, o diretor de operações da LEGO no Brasil, Robério Esteves, projeta manter o ritmo acelerado e avançar com números acima da média do setor no País. “Temos perspectiva de alta de 30% este ano, mesmo sobre as bases elevadas de crescimento dos últimos dois anos”, revela.
Sobre a perspectiva para este ano, além do sucesso do filme “Uma Aventura LEGO”, Esteves cita como fator principal o grande volume de novidades da marca, em ondas de lançamentos entre os meses de fevereiro e novembro. Ao todo, 237 novos produtos desembarcarão por aqui em 2014, o que representa uma renovação de 80% da linha do ano passado, com um sortimento total de 334 produtos. Muitos produtos são de linhas totalmente novas, como, por exemplo, The LEGO Movie, Mixels, Juniors e Ultra Agents – ao todo, a LEGO irá disponibilizar 23 linhas para o mercado brasileiro este ano.
Outro fator citado por Esteves é a manutenção de uma estratégia abrangente de comunicação para o mercado local, que engloba ações para a TV, para os pontos de venda, realização de eventos, entre outras. “Temos uma estratégia global de marketing de cobertura 360º, embora nossa atuação nunca deixe de lado o conceito diferencial básico da LEGO, que é a oferta de blocos de montar que aliam a diversão ao estímulo à imaginação, ao desenvolvimento do raciocínio lógico e à coordenação motora das crianças. Como exemplo, nossos produtos também estão presentes em jogos eletrônicos, games online, aplicativos para smartphones e tablets, o que contribui muito para o nosso desempenho. Desta forma, a LEGO oferece para as crianças desde simples peças de montar até conjuntos sofisticados, com funções robóticas”, ressalta o executivo.