Durante a pandemia, pequenos mercados e lojas de conveniência em bairros ganharam mais relevância. De olho no aquecimento do setor com grande potencial para o futuro, a Linx, empresa de tecnologia para o varejo, anunciou uma nova vertical de negócio, a “Mercado de Proximidade”. A nova área será dedicada a desenvolver e implementar softwares e ferramentas que solucionem os desafios desses varejistas que se posicionam perto do consumidor final.
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A nova frente de negócio oferecerá tecnologia de ponta a ponta para o varejo de vizinhança, como lojas de conveniência, mercados, minimercados, açougues, bombonieres, padarias, lojas de bebidas, empórios, mercearias e até lojas em condomínios.
A aposta vem para posicionar a empresa em um nicho novo, mas que deve ganhar ainda mais força após a pandemia. Segundo a empresa, a conveniência deixou de ser exclusiva para postos de combustíveis, pois o consumidor pós-pandemia quer tudo próximo e rápido.
A exemplo, dados da Nielsen revelam que em 2019, mercados de “conveniência” derivados de hipermercados e supermercados somavam mais de 3,1 mil unidades no Brasil, o que representou um crescimento de 35% em três anos. Além disso, uma pesquisa da Accenture de agosto de 2020 revelou que 56% das pessoas estão mudando os hábitos para comprar mais do comércio local, e 79% planejam comprar ainda mais nesses estabelecimentos após a pandemia, que segue acelerando as transformações.
Primeira solução para o nicho
De acordo com a Linx, os principais desafios desse varejista estão na digitalização da operação, cadastro de produtos, controle de estoques, implementação do delivery e sistema adequado para expandir o negócio. A empresa, então, desenvolveu o Linx Empório, primeira solução dedicada aos mercados de proximidade.
Surgindo junto com a nova divisão, a solução apresenta três opções de pacote para adesão – Pop, Pro e Autônoma. A ferramenta oferece um sistema de gestão completo com simplicidade, eficiência, escalabilidade e automatização, eliminando alguns problemas que impactam diretamente nas vendas, como a instabilidade de internet, com um PDV que não precisa de conexão. O portfólio também incluiu o fornecimento de totens de autoatendimento, além de um controle preciso para criação de promoções, descontos e programas de fidelidade.
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