A Locaweb registrou crescimento de Receita Líquida de 75,4% no quarto trimestre, quando comparado com o quarto trimestre de 2020. O lucro líquido de da companhia foi de R$ 25,9 milhões.
CONTEÚDO RELACIONADO – Locaweb estrutura programa de R$ 100 milhões para investimento em startups
No segmento de Commerce a Receita Líquida atingiu R$ 141,0 milhões, crescimento de 203,5% vs 4T20. Em 2021 o crescimento foi de 178,8%. Além disso, a base de assinantes de plataforma¹ cresceu 53% em 2021, passando de 80,4 mil assinantes em 2020 para 123,2 mil em 2021.
“O ambiente de e-commerce está se tornando mais complexo a cada ano e a nossa missão é prover condições para que nossos clientes possam ter acesso às mesmas ferramentas usadas por grandes varejistas em um ambiente integrado”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.
Sendo um exemplo capaz de acompanhar o dinamismo do mercado de tecnologia e e-commerce. A Locaweb vê essa evolução desde o início dos anos 2000, quando passou de uma empresa de Hospedagem, para um business de Software as a Service (SaaS) e plataformas de e-commerce e em 2021, avançamos para a estratégia que entendemos ser a vencedora nesse mercado, a construção de um robusto Ecossistema que esteja presente em toda a jornada dos nossos clientes.
“Hoje esse robusto ecossistema, foi construído por um processo de integração intenso, acrescido da escolha correta das empresas e alto potencial de cross-sell, fazendo com que as marcas/soluções adquiridas sejam capazes de acelerar o ritmo de crescimento e oferta aos nossos clientes”, explica Cirne.
A estratégia de Ecossistema, além dos benefícios trazidos na prosperidade dos negócios dos nossos clientes, auxilia a Companhia a ter melhores units economics, que são traduzidos em maior Lifetime Value (LTV), por aumento de ARPU e redução de churn, e menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC), vantagens competitivas sobre nossos concorrentes e nos abre uma grande oportunidade para cross-leads entre as plataformas e, principalmente, cross-sell entre as empresas, oportunidade que deverá ser acelerada em 2022. Parte desses benefícios já pode ser observada nos resultados de 2021, uma vez que o churn da operação se manteve estável mesmo com a intensificação dos esforços para aquisição de clientes.
Por isso, entendemos que a melhor experiência do nosso cliente deve ser baseada em uma robusta solução voltada para o produto, que pode ser dividido em três grandes camadas focadas em experiência, integração e sucesso do cliente.
Em 2022, a Locaweb segue muito confiante na agenda estratégica, por conta da robustez do ecossistema que estamos construindo, que vai ajudar nossos clientes na sua jornada digital. Esse investimento em P&D, iniciado no 3T21, além das integrações do ecossistema e com as maiores empresas de tecnologia do mundo, está sendo direcionado, também, à melhoria contínua do nosso processo de Onboarding para novos clientes.
O referido investimento no Onboarding dos nossos clientes vai nos ajudar a trazer mais educação digital, o que poderá contribuir para que o cliente não encerre suas atividades (churn de mortalidade) e será uma importante fonte de geração de cross-sell entre as empresas do nosso ecossistema.
Nosso pipeline de M&A segue sendo abastecido constantemente com boas oportunidades para enriquecermos nosso ecossistema de soluções, no entanto, entendemos que neste momento precisamos ser mais criteriosos nos modelos financeiros (Valuation) dado que o mercado privado de M&A continua em ritmo mais aquecido que o mercado público.
Vamos seguir avançando na agenda de integração das aquisições para propiciar uma experiência cada vez mais fluída aos nossos clientes e reforçaremos nossos esforços para atrair e reter os melhores talentos dentro dos vários programas que a Companhia possui.
Por fim, em 2022, pretendemos expandir nossos produtos relacionados a Serviços Financeiros, para que nossos clientes tenham, dentro do seu painel de controle, acesso a todas as ferramentas para gerir sua conta corrente e pagamentos.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.