Objetivo é facilitar a gestão de documentos dos colaboradores, agilizando os processos de contratação e rescisão.
As Lojas Certel acaba de implementar a solução de digitalização de documentos da Acesso Digital, chamada SAFE-DOC, na área de Recursos Humanos. O intuito é, assim como na área de concessão de crédito, facilitar a gestão de documentos dos colaboradores, agilizando os processos de contratação e rescisão em todas as unidades da rede.
O sucesso da implementação do SAFE-DOC na área de crediário em 2012, A Certel resolveu testar a novidade na área de Recursos Humanos. “A sugestão era aproveitar a tecnologia da Acesso Digital para realizar também a gestão de documentos dos colaboradores, além dos clientes. O modelo foi preliminarmente testado em algumas unidades da empresa. Após avaliação inicial, o fluxo foi melhorado e expandido para todas as filiais, tanto nas admissões quanto nas rescisões”, explica Alexandre Marcelo Schneider, gerente de recursos humanos da Certel.
Antes, para efetuar a contratação de um funcionário, era necessário um enorme tráfego de documentos, que eram enviados para a matriz para impressão de contratos. O processo também envolvia diversos formulários que eram devolvidos à unidade de origem, para assinatura do colaborador. Com todo esse trajeto, além da demora, o extravio de documentos era um risco constante.
“Hoje, o colaborador da Certel, de qualquer cidade, digitaliza seus documentos na loja. O departamento pessoal cadastra os dados e imediatamente retorna, também por meio digital, os contratos da empresa. O fato de fazer tudo no mesmo dia, independente da distância, foi fundamental para a empresa. Não há necessidade de reter a Carteira de Trabalho, que é preenchida na própria unidade. Ganhamos muita agilidade no processo”, acrescenta Schneider.