O comércio móvel (m-commerce) está se tornando comum entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box: M-commerce no Brasil”, 41% dos donos de smartphones utilizaram um aplicativo móvel para realizar uma compra nos últimos seis meses. O estudo, realizado entre o final de agosto e começo de setembro de 2015, contou com a participação de 1.247 pessoas.
31% dos brasileiros estão dispostos a comprar carros pela internet
A pesquisa também constatou que os setores que mais utilizam aplicativos para comprar são o de eletroeletrônicos, acessórios de moda, roupas e comida. Outro dado é que quatro dos cinco apps mais utilizados são marketplaces, ou seja, plataformas que oferecem produtos de outras empresas. Entre eles encontram-se Mercado Livre (27%), Aliexpress (20%), OLX (13%) e iFood (11%). A exceção é o aplicativo da Americanas.com, que divide o quarto lugar com o aplicativo de delivery, com 11%.
Pedir comida pelo smartphone é mais comum que chamar táxi
Segundo a pesquisa, um quarto dos entrevistados (25%) utiliza um aplicativo para pedir comida, enquanto apenas 18% usam uma solução móvel para chamar um táxi. Para isso, 49% dos adeptos ao delivery online usam o iFood. Felipe Fioravante, CEO da companhia, diz que a meta é aumentar a satisfação dos clientes e trazer novidades que melhorem a experiência de compra.