Ranking ABAD/Nielsen traz Martins e Profarma na segunda e terceira colocação, respectivamente.
O Makro Atacadista ocupa a primeira colocação geral no segmento atacadista distribuidor, fato que se repete há pelo menos cinco anos. De acordo com o Ranking ABAD/Nielsen 2014 – ano base 2013, divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o Makro apresentou crescimento de 9,8% em 2013 em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 7,43 bilhões. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Grupo Martins (primeiro lugar no modelo atacado de entrega) e Profarma.
De acordo com os resultados da pesquisa do Ranking, em 2013, o segmento cresceu 4,4% em termos reais (2,1 pontos percentuais a mais que o PIB nacional, que foi de 2,3%) e 10, 6% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 197,3 bilhões. Para o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, o bom resultado das empresas reflete um cenário em que a disposição para o consumo de bens não duráveis ainda supera a cautela do consumidor, que está preocupado com o endividamento, a inflação e as incertezas do cenário macroeconômico.
“Observamos que esse consumidor substitui produtos e é mais exigente e criterioso, mas não abriu mão do seu poder de compra, até porque o emprego e a renda continuam em patamares elevados”, afirma o presidente da ABAD. O segmento atacadista distribuidor, que fornece basicamente para o pequeno varejo alimentar, espera fechar o ano de 2014 com crescimento real de 3,5%.
Ainda de acordo com a pesquisa do Ranking, os agentes de distribuição respondem por uma fatia de 52% do mercado mercearil nacional, que foi de R$ 379,4 bilhões no ano passado. É o nono ano consecutivo em que a participação do segmento nesse mercado permanece superior a 50%. O mercado mercearil compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais.