Trojans responderam por 80.9% das ameaças, depois as aplicações.
Uma pesquisa publicada nessa segunda-feira (24) pela G Data afirma que o número de malware em dispositivos com sistema operacional Android chegou a 673 mil no segundo semestre do ano passado. Em todo o ano, o número de programas de malware chegou a 1.2 milhão.
Ataques direcionados se tornam pesadelo para as empresas
O estudo afirma que o número de ameaças no sistema operacional aumentou 30% em relação ao primeiro semestre, e as novas ameaças cresceram 460% em relação a 2012.
Os trojans conhecidos como Cavalo de Tróia foram as principais, usados geralmente para roubar dados pessoais e financeiros dos usuários móveis, e responderam por 80.9% do total, outro segundo problema foram as aplicações conhecidas como PUP (programas potencialmente intrusos, em inglês), que respondem por 75.4%. Segundo a companhia, essas aplicações não são totalmente maliciosas, mas é por meio delas que falsos anúncios surgem no sistema operacional, com a função de espionagem.
Para 2014, a companhia alerta que haverá queda nas ameaças por meio de SMS, por causa de um mecanismo da versão 4.2; aumento dos malwares por bitcoins e por canais falsos de internet banking.