Análise Setorial

Marketing Estratégico é essencial para ganho de competitividade

Segundo especialistas, estratégias de Marketing e vendas são preponderantes na busca por destaque em diferentes nichos de mercado.

Devido aos grandes avanços tecnológicos, à alta rotatividade de bons empregados entre concorrentes e o barateamento das matérias-primas em geral, é cada vez mais difícil manter um produto único e inovador por muito tempo no mercado. É neste cenário que, segundo avaliação do presidente do Stetik Group, Euler Brandão, o Marketing Estratégico torna-se essencial para que as empresas ganhem competitividade. “Temos vários cases de sucesso que demonstram como, mesmo munindo-se basicamente do mesmo mix de produtos, algumas marcas conseguem se reposicionar e subir no ranking de vendas de seu segmento”, explica.

Além da fase de pleno emprego vivida pelo país, o grande fluxo de consumo devido ao aquecimento da economia faz com que o investimento em Marketing Estratégico seja fundamental para objetivos de longo prazo. “Na década de 70, economicamente, também vivemos um momento de grande fluxo de consumo, onde o que se colocasse para vender saía. Mas vale lembrar que, se algumas marcas de sabão em pó são hoje líderes absolutos de share, é graças ao investimento em Marketing Estratégico que fizeram lá atrás”, avalia.

Vendas

Visto como estratégia para construir uma imagem forte e atrativa da marca, o Marketing não funciona bem caso não esteja associado ao aumento nas vendas das empresas. Segundo Rodolfo Zhouri, coordenador da Endeavor Minas, o setor de vendas ainda é um grande desafio para qualquer empresa de pequeno e médio porte. No entanto, mais do que atribuir o sucesso de vendas a parâmetros como “talento nato” ou “motivação pessoal”, é importante compreender a arte de vender também como uma ciência. “Poucas empresas neste patamar possuem controles ou processos bem definidos e esta ausência penaliza ainda mais a área comercial. Criar indicadores, estabelecer metas e analisar os resultados é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e vender mais”, afirma Zhouri.

A sócia-diretora da DNA de Vendas, Lúcia Haracemiv, também defende abordagem científica das vendas. “O Marketing é responsável por levar o cliente até à loja. Da porta pra dentro, é a hora de o vendedor arregaçar as mangas e fazer a sua parte”, explica. Na opinião de Lúcia, a fórmula para alcançar bons resultados está em elevar a média da equipe como um todo, identificando as dificuldades daqueles que vendem menos, reparando-as e incentivando constantemente os membros da equipe que vendem mais.

 

 

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